Websérie ‘Um Brasil de Energia’, da Petrobras, destaca papel do SENAI-RN para a transição energética

21/03/2024   15h01

O diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, falou sobre o desenvolvimento de tecnologias em entrevista para o quinto episódio da Websérie

 

Contribuições do SENAI do Rio Grande do Norte para a transição energética no país foram destacadas, nesta quarta-feira (20), na websérie ‘Um Brasil de Energia’, da Petrobras.

 

O episódio pode ser assistido no YouTube da empresa (Clique aqui ou abaixo para dar o play) e traz à luz o desenvolvimento de tecnologias e a formação de profissionais chaves para dentro e além das fronteiras do estado. 

 

[yotuwp type=”videos” id=”jA7XRHQVg_U” ]

 

As gravações no Rio Grande do Norte foram realizadas em fevereiro. Um dos cenários que entram em cena é o Laboratório de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA) do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) –  primeira planta piloto do Brasil para produzir combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês para Sustainable Aviation Fuels) e descrita, no roteiro, como “um dos laboratórios mais avançados do país”.

 

O Cenpes, Centro de Pesquisas da Petrobras, a Usina Fotovoltaica Alto do Rodrigues, mencionada no vídeo como “laboratório a céu aberto” da companhia, e o Instituto de Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também ajudam a contar essa história.

 

Série é apresentada pelos jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas: Na imagem, eles gravam em um dos corredores do Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, sede do CTGAS-ER e do ISI-ER

 

A apresentação é dos jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas. Eles convidam quem assiste a embarcar “no mundo onde a inovação e a sustentabilidade se unem para moldar o nosso futuro”. 

 

Tecnologias

O diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, é um dos entrevistados. Ele trata de combustíveis avançados e do hidrogênio. “Tecnologia não aceita limites e a versatilidade do hidrogênio faz com que ele tenha um potencial muito grande para ser uma das principais tecnologias para a transição energética”, observa, em um dos trechos. 

 

A diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), da instituição, Amora Vieira, fala, por sua vez, sobre a formação de profissionais para os setores de energia e hidrogênio, incluindo iniciativas que, nas palavras dela, estão “alavancando vidas de mulheres no sertão”. 

 

Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, falou na websérie sobre formação de profissionais e impulso à diversidade para o setor de energia

 

Mauricio Tolmasquim, diretor de Transição Energética da Petrobras, Maíza Pimenta, gerente executiva do Cenpes, pesquisadores convidados e Wellen Fernanda de Sousa, que concluiu os cursos de automação industrial, instalação de sistemas fotovoltaicos, técnico em eletrotécnica e especialização em operação e manutenção de parques eólicos no CTGAS-ER – e que empreende no setor de energia solar – também participam. 

 

O episódio é o quinto da websérie. A direção é assinada por Alexandre Sorriso, o roteiro por Patricia Oriolo e Inês Figueiró e a pesquisa envolvida na produção por Ilka Hempfing.

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Reprodução YouTube da Petrobras

Skip to content