VÍDEO: Conheça a rotina de treinos dos brasileiros que vão à WorldSkills 2019

8/03/2019   09h29
Alunos do SENAI se preparam para a competição mundial de profissões técnicas, na Rússia, em agosto. Brasil está entre os melhores países do mundo em educação profissional

 

A rotina é puxada! Os alunos acordam cedo, fazem ginástica e treinam das 8h às 18h.

 

Tudo isso para garantir que em agosto vão estar prontos para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, realizada a cada dois anos. Nas últimas edições, o Brasil esteve entre os primeiros lugares.

 

Os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estão concentrados em centros de treinamento na Bahia, Pará, Minas Gerias, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, a maioria deles, no Distrito Federal.

 

A ginástica diária é para fortalecer várias partes do corpo e evitar lesões, já que eles passam grande parte do dia nas atividades de cada ocupação. A professora de Educação Física Mariana Sondw fica de olho nos movimentos para que eles façam os exercícios corretamente. “Eles reclamam um pouquinho mas eu fico brincando com eles: treino díficil, batalha fácil! Eles vão me agradecer lá na frente”, diz ela com bom-humor.

 

ANSIEDADE – O grupo está muito focado. Os competidores se preparam também psicologicamente para enfrentar competições muito disputadas. De vez em quando, bate uma ansiedade, como diz Lucas Lenzi, que vai competir na ocupação Redes de Cabeamento. “Estou com um pouco de ansiedade. A gente quer que chegue logo, mas a gente sabe que ainda não tá onde a gente quer chegar”, diz o paranaense.

 

Para muitos do grupo, a viagem à cidade de Kazan, na Rússia, será a primeira para outro país. São muitas novidades para os jovens. Gabriele Raisen, competidora de Vitrinismo, está animada. “Estou muito empolgada. Acho que vai ser um momento de experiência, de troca muito importante. Eu nunca competi com tanta gente”, diz a catarinense.

 

Mais de 70 países vão participar da WorldSkills 2019. Os competidores vão disputar em mais de 50 ocupações de profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.