Técnicos do SENAI são treinados em Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração

18/09/2018   11h45

 

Instrutores das unidades SENAI dos estados do Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Norte participaram de capacitação para ministrar o novo curso de “Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial”. O treinamento aconteceu com sucesso entre os dias 11 e 14 de setembro, no Centro de Tecnologias do Gás & Energias Renováveis, o CTGAS-ER, uma das sete unidades que compõem o SENAI-RN, localizado na capital do Rio Grande do Norte, Natal.

 

O diretor do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, afirma que a parceria com o Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH) para realizar esse curso é muito importante. “Essa inovação trazida por esse curso é muito bem-vinda em um momento em que as preocupações com o meio ambiente são constantes no nosso dia a dia, como acompanhamos na imprensa e nos órgãos ambientais em nível mundial. Assim, conseguir trazer esses conhecimentos, com essas novas tecnologias para um estado como o nosso, o Rio Grande do Norte, e poder ser um difusor desses novos conhecimentos é uma grande satisfação, ainda mais recebendo professores de outros estados”, explica.

 

Cândida Amália Aragão de Lima, diretora do CTGAS-ER, expressa a mesma satisfação. Ela afirma que logo que conheceu o edital sobre esse projeto viu que não tinha como o SENAI-RN não participar. “Nós somos a unidade do SENAI Brasil que tem uma atuação referenciada em refrigeração e climatização, uma área em que atuamos muito bem, e, portanto, não tinha como não abraçar esse desafio, que está muito alinhado com a nossa missão, que é ofertar educação profissional e tecnologia e inovação, mas também com uma preocupação muito forte com as questões ambientais. Portanto, a parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a GIZ nesse projeto é muito importante para nós. Nossa equipe de instrutores e funcionários está empolgada e mobilizada para realizar esses cursos da melhor forma aqui em Natal e em Mossoró, e também faremos parte dos cursos em parceria com a unidade de Pernambuco”, afirma.

 

A diretora explica que elaborou um plano de divulgação para a mobilização de alunos (técnicos com no mínimo três anos de experiência), articulando o apoio com o sindicato dos refrigeristas e de entidades setoriais e empresas privadas, que vendem e usam componentes da área, como supermercados, por exemplo. “Nosso objetivo é preparar os alunos para que trabalhem com a refrigeração preocupados com as questões ambientais. Esse é nosso maior propósito”, afirma Cândida Lima.

 

Parceria SENAI é fundamental

 

Durante esse treinamento, Frank Edney Gontijo Amorim, engenheiro e analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que veio especialmente ao Rio Grande do Norte para realizar a abertura desse curso, afirma que a parceria com o sistema SENAI, e, em especial, com o SENAI -RN, é fundamental para que o objetivo do programa, que é conter os vazamentos de HCFCs se realize. “Os desafios futuros na área da refrigeração no Brasil são enormes. Os técnicos precisam se qualificar melhor não só para utilizar os HCFCs, como proposto neste curso, mas também para a utilização das novas substâncias que estão chegando no mercado”, afirma.

 

Ao final do Treinamento dos Treinadores, Stefanie von Heinemann, gerente do projeto pela GIZ, agradeceu muito por todo o apoio recebido pelo SENAI -RN e também pela grande participação dos instrutores das demais unidades SENAI (Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia), que foi fundamental para o sucesso de mais esse treinamento. “O grande apoio da direção do CTGAS-ER e a excelente participação dos instrutores fizeram o sucesso desse treinamento, que com certeza terá muitos frutos, com muitos técnicos capacitados em todos esses estados. Esse é o nosso grande objetivo”, afirma.

 

O programa PBH é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e conta com a implementação dos projetos no setor de Serviços (como esse curso) pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, agência bilateral parceira do PBH.

 

Essa edição do Treinamento dos Treinadores, implementada pela equipe da GIZ (Stefanie von Heinemann e o mestre-instrutor, Eduardo Gusmão), é a sétima realizada durante a Etapa 2 do PBH (2017 a 2023), na qual serão capacitados um total de 9.238 técnicos em cursos de boas práticas para contenção de vazamentos em sistemas de ar condicionado e refrigeração comercial. Todos os cursos, que contam com novas tecnologias e equipamentos, são totalmente gratuitos.

 

Para mais informações sobre o curso de boas práticas na área de Refrigeração Comercial:

 

Rio de Janeiro: Senai-RJ, Sra. Martha Matilde Fernandes Boulte de Souza Renha Weiss Senise, Tel: (21) 2587-4800

 

Rio Grande do Norte/Pernambuco: CTGAS-ER, Sra. Janaína de Fontes Guedes Lima, Tel: (84) 3204-8000

 

Rondônia: Senai-RO, Sra. Juliane Loubach Sordino, Tel: (69) 3217-9835

 

Paraná: Escola Senai Toledo, Prof. Nelson Chetevik de Oliveira, Tel: (45) 3379-6169

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.