SENAI Natal realiza seletiva estadual para a maior competição de educação profissional do mundo a WorldSkills
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) realiza, esta semana, a seletiva estadual da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. Nesta fase, os alunos disputam vagas para integrar o programa de treinamento que prepara a delegação para a etapa nacional. É o primeiro passo de uma trajetória que pode levar os jovens talentos potiguares até o mundial.
Para o instrutor técnico do SENAI-RN, Dimas Alves Ferreira, a WorldSkills é uma experiência transformadora tanto para quem compete quanto para quem organiza. “A competição faz parte do nosso processo educacional no SENAI em nível nacional e acontece de forma contínua. Planejamos cada detalhe com antecedência até a montagem completa da estrutura. Nesta etapa escolar, avaliamos os alunos em três ocupações para identificar e selecionar os talentos que nos representarão na fase nacional.”
Segundo a coordenadora de Educação do SENAI Natal, Marcela Duarte, a etapa estadual marca o início de uma preparação rigorosa. “Iniciamos a seletiva estadual com uma programação intensa ao longo de dois dias e meio. Começamos com a ambientação e a apresentação das provas por modalidade. Em seguida, os alunos cumprem uma maratona de testes simulando a prova nacional. O encerramento será na sexta-feira, com a cerimônia de pódio. Os primeiros colocados integrarão a equipe de treinamento para a disputa nacional de 2027.”
Histórico de Excelência
No Brasil e nas Américas, o SENAI-RN vem consolidando sua tradição no torneio, acumulando medalhas e certificados de excelência em áreas como Soldagem, Construção Civil, Refrigeração, Eletricidade, Energias Renováveis e Tecnologia da Moda.
Desde 1998 (época em que o torneio era conhecido como “Olimpíada do Conhecimento”), os alunos dos Centros de Educação e Tecnologia do SENAI-RN já conquistaram 34 reconhecimentos.
A modalidade de Soldagem é o grande destaque da instituição, somando 10 medalhas: cinco de ouro (2007, 2010, 2012, 2013 e 2016), três de prata (2004, 2014 e 2018) e duas de bronze (1998 e 2023).
O Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), em Mossoró, é a principal referência nessa formação. Foi nessa área, inclusive, que a instituição conquistou o 1º lugar na WorldSkills Américas em 2013, na Colômbia.
O topo do pódio voltou a ser ocupado pelo Rio Grande do Norte, em 2025, com a conquista do ouro por um aluno do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), na modalidade Instalação de Sistemas Fotovoltaicos.

Texto e fotos: Jô Lopes – STI – HIT SENAI-RN – UNICOM SISTEMA FIERN



