SENAI desenvolve no RN Programa de Eficiência Energética para a indústria

9/03/2018   12h08

O SENAI-RN desenvolve, no Estado, o Programa de Eficiência Energética, que tem como principal objetivo ampliar uso racional de energia pelas empresas industriais. O programa é realizado, nacionalmente, com execução nos diversos estados, entre os quais o Rio Grande do Norte, por intermédio dos departamentos regionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

 

A energia é considerada um dos principais insumos da indústria. Por isso, a competitividade do setor está diretamente relacionada com a qualidade, a eficiência e a racionalização dos custos com uso de energia. O programa assegura às empresas que aderirem, consultoria especializada que faz um diagnóstico nas de eficiência energética nas diversas etapas de produção, além de garantir orientação sobre melhorar a eficiência do consumo.

 

Para isso, é feita uma avaliação pelos consultores capacitados, que tem como objetivo o aumento da eficiência por meio de análise e melhorias na utilização de energia na produção. A meta é de uma redução de, no mínimo, 10% no consumo de energia.

 

A gerente da Unidade de Desenvolvimento dos Negócios do SENAI/RN, Etiene Lima, afirma que o programa busca, portanto, reduzir custos e desperdícios de energia no processo produtivo. A intenção é aplicar de forma racional e eficiente a metodologia do programa.

 

No Rio Grande do Norte, o foco são empresas do setor de alimentos. Foram capacitados cinco consultores para atuação no Estado., dois do Centro de Educação e Tecnologias Aluízio Alves, um do CTGÁS-ER, um do CTI Flávio Azevedo, e um do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo e Gás, de Mossoró.

 

A primeira consultoria, que será referência para as demais que serão feitas em indústrias no Estado, já está em andamento na Empresa Comercial Laticínios de Natal – CLAN.

 

As empresas interessadas podem entrar em contato com a Unidade de Desenvolvimento dos Negócios do SENAI/RN, no telefone 3204 6208, ou por intermédio do e-mail benilton@rn.senai.br.

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.