Seminário debate Modelagem da Atmosfera para aplicação em energia eólica

19/06/2018   11h20

 

Mais de 150 especialistas, professores, empresários, estudantes e profissionais, de diversas áreas e regiões do país, interessados em aprofundar conhecimentos, participaram do I Workshop Brasileiro sobre Modelagem da Atmosfera: Aplicações na Área de Energia Eólica, encerrado sexta-feira, 15, no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis.

 

A atividade científica foi realizada pelo SENAI/CTGAS-ER, com patrocínio do CNPQ-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, com apoio do ISI-ER-Instituto Senai de Inovação-Energias Renováveis, ABEEÓLICA-Associação Brasileira de Energia Eólica, UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da empresa LOGAP Sistema.

 

O seminário foi aberto na manhã da quinta-feira, dia 14, pela diretora Executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, que representou o diretor Regional do SENAI, Emerson Cunha. Presentes dirigentes de entidades classistas, representando os seguimentos econômico e empresarial do nosso estado.

 

 

IMPORTÂNCIA

 

Cândida Amália ressaltou a importância do evento e o foco do SENAI/CTGAS-ER, em pesquisar e encontrar soluções tecnológicas em vários campos energéticos, destacando o das energias renováveis. Ela colocou o centro à disposição dos palestrantes, pesquisadores, empresários, estudantes e participantes do seminário, para juntos, somar esforços em prol do desenvolvimento. Ela enfatizou o empenho da equipe organizadora, que durante 40 dias se debruçou em várias frentes, destacando o afinco do coordenador Técnico, Alexandre Torres Santos, que idealizou, projetou, conseguiu o patrocínio através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPQ e o apoio de diversas instituições.

 

 

O objetivo principal foi de discutir e avaliar a inserção de novos modelos numéricos, tanto dinâmicos com estáticos, para simular a atmosfera, bem como discutir o desenvolvimento de novas metodologias, que visem melhoria na precisão da previsão de velocidade do vento, para fins de planejamento na estimativa da geração de energia eólica. Debates e interação com os palestrantes demonstraram o interesse pelos temas, servindo para destacar o nível dos especialistas convidados. O evento oportunizou ainda o intercâmbio entre os envolvidos no seminário, através da troca de experiências utilizando a tecnologia proporcionada pela Internet.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

A primeira palestra foi proferida pelo diretor de Eólica, do Centro de Energias Renováveis, da Universidade Federal de Pernambuco, que abordou o tema ”Previsão a Curto Prazo da Potência de Saída de Centrais Eólicas”. Em seguida, a meteorologista Christiane Osório machado, do ONS-Operador Nacional do Sistema de Energia Elétrica, fez uma exposição detalhada da “Previsão Numérica de Vento e a Aplicação no Operador Nacional do Sistema Elétrico para Geração Eólica”.

 

Ainda pela manhã, foi apresentado o tema “Previsão numérica de vento ajustada por redes neurais artificiais: Experimentos para o Nordeste do Brasil”, tendo como palestrante o Msc. André Rodrigues Gonçalves, do Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia – INPE. Finalizando a parte da manhã, foi desenvolvido o tema: “Estudos na UFRN em modelagem dinâmica e aplicações em vento e energia eólica”, pelo palestrante: Dr. Cláudio Moisés Santos e Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte..

PROGRAMAÇÃO DA TARDE

Tema: Modelagem Híbrida de Séries Temporais com Inteligência
Artificial para a Previsão de Velocidade do Vento.
Palestrante: PhD. Paulo Sergio Lucio (UFRN).

Tema: Efeitos Térmicos na costa litorânea do Rio Grande do Norte
Utilizando CFD OpenFOAM .
Palestrante: Sr. Leonardo Oliveira (CTGAS-ER)..

Tema: Otimização do WRF para uso em eólica no Nordeste Brasileiro.
Palestrante: Paulo Alexandre Ferreira ( Aeroespacial Tecnologias).

Tema: O sistema SITEWIND.
Palestrante: Eng. Alexandre de Lemos Pereira ( DEWI).

Tema: Novos paradigmas da modelagem do recurso eólico.
Palestrante: Dr. Gil Lizcano ( VORTEX).

Tema: Desafios e Limitações da Modelagem Numérica na Avaliação
dos Recursos Eólicos: A importância da parametrização da
rugosidade, topografia e estabilidade na modelagem em
microescala.
Palestrante: Eng. Ramon Freitas (Camargo- Schubert).

SEXTA-FEIRA

Tema: Incertezas nas cer_ficações de energia e análises de séries
temporais de longo prazo.
Palestrante: Msc. Flávio Rosa (EPE-SISTEMA AMA)

Tema: Avaliação da sensibilidade do modelo WRF (físicas da camada limite atmosférica, domínios e condições inicias).
Palestrante: Dr. Alexandre Santos (CTGAS-ER).
Tema: Modelagem climática e ventos: da escala sazonal às mudanças de longo prazo.
Palestrante: PhD. Alexandre Araújo Costa (UECE)

Tema: Previsões do Vento e da Geração Eólica: Pesquisas no
LEPTEN/UFSC.
Palestrante: Msc. Isadora Limas (UFSC).

Skip to content