Semana da Indústria em Goianinha: palestra aborda Normas Regulamentadoras

21/05/2018   16h07

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI-RN realizou uma palestra de institucionalização das Normas Regulamentadoras – NR’s, na manhã desta segunda-feira (21), no Escritório da FIERN, em Goianinha/RN. O evento integra a programação da Semana da Indústria, série de ações promovidas pelas entidades do Sistema FIERN, e foi ministrada pelo Instrutor de Educação e Tecnologia do CTGAS-ER, Marcos Dantas.

 

 

Ele abordou temáticas envolvendo as normas regulamentadoras. A portaria 3.214 de 08/06/1978 instituiu 28 NR’s até certo tempo, porém, atualmente são 36 NR’s e estão em constante atualização. As normas regulamentadoras são atualizadas pela Comissão Tripartite Paritária e Permanente (CTPP).

 

As normas regulamentadoras são de observância obrigatória para as empresas privadas, públicas e pelos órgãos públicos de administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados redigidos pela Consolidação das Leias do Trabalho (CLT).

 

De acordo com Marcos Dantas, as principais NR’s que todo empregado deve saber e que são essenciais são as nove primeiras NR. A décima norma em diante são mais específicas por área. As Normas Regulamentadoras que são requisitadas nas maiorias das empresas são a N10 – Eletricidade, N11 – Materiais, N12 – Máquinas e equipamentos, N18 – PCMAT, N20 – Inflamáveis e Combustíveis, N23 – Incêndios, N33 – Confinados, e N35 – Trabalho em altura. Porém, o diferencial no mercado é a N10, N33 e N35.

 

 

 

O instrutor de Educação e Tecnologia, Marcos Dantas, destacou a importância das Normas Regulamentadoras. Segundo ele, primeiramente as normas devem atender as leis e, segundo a saúde e segurança dos colaboradores da empresa. “O empregador atendendo as normas evita que tenha multa, e para o funcionários aumenta a qualidade de vida e, também, melhora a confiabilidade do trabalho como o aumento de produtividade”.

 

A palestra contou com a participação de empresários, diretores de empresas, contadores e profissionais de Recursos Humanos e Saúde e Segurança no Trabalho.

Skip to content