Olimpíada do Conhecimento é palco de seletiva de robótica para a WorldSkills 2019

6/07/2018   10h15

 

 

Dez alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) participam desde quarta-feira (4), em Brasília, da seletiva da ocupação de Robótica Móvel para o mundial de profissões técnicas, a WorldSkills, que ocorrerá no ano que vem, em Kazan, na Rússia. Os estudantes estão divididos em duplas que representam unidades do SENAI de cinco estados brasileiros: Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

 

No primeiro dia da competição, realizada durante a Olimpíada do Conhecimento 2018, as duplas tiveram como missão construir um robô móvel para simular a movimentação de contêineres em portos. De acordo com o avaliador externo da seletiva, Paulo Villiger, a soma da pontuação de cada uma das tarefas definirá a equipe vencedora. Pelos próximos meses, o time será preparado pelo SENAI e poderá representar o Brasil em Kazan – cidade russa onde a Seleção Brasileira de futebol enfrentará, nesta sexta-feira (6), a Bélgica pela Copa do Mundo da FIFA.

 

ROTINA DE DESAFIOS – A seletiva da robótica foi dividida em cinco dias de provas. Na quarta-feira (4), os alunos tiveram como missão construir os robôs. Daí em diante, os desafios serão diários até domingo (8), com cada dupla tendo a responsabilidade de desenvolver soluções para os módulos das provas e adaptações aos robôs, tendo como base as informações previstas no briefing.

 

A dupla campeã iniciará, em janeiro de 2019, em Brasília, os treinamentos para a WorldSkills junto à equipe brasileira liderada pelo SENAI.

 

WORLDSKILLS – É a maior competição de educação profissional do mundo, realizada em um país diferente a cada dois anos. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Na última edição da WorldSkills, em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o Brasil ficou em 2º lugar geral. Foram 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência conquistados. A competição reuniu mais de 1.200 jovens, 68 países e 52 ocupações do setor industrial e de serviços.

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.