Mossoró ganha 24 novos(as) eletricistas formados(as) pela Neoenergia Cosern e SENAI-RN

29/08/2023   16h56

Formatura da turma foi realizada no Edifício Ítalo Bologna, sede do SENAI em Mossoró, com a participação de representantes da Neoenergia Cosern, do diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e do diretor do Senai em Mossoró, Emery Costa Junior

 

O mercado de trabalho de Mossoró ganhou nesta terça-feira (29), mão de obra qualificada. A Escola de Eletricistas da Neoenergia, oriunda de uma parceria formada entre o grupo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) formou 24 homens e mulheres eletricistas em cerimônia no Edifício Ítalo Bologna, sede do SENAI em Mossoró. Os profissionais estão à disposição das empresas de redes de distribuição de energia de todo o país. Na quinta-feira passada, outros 26 profissionais foram diplomados eletricistas em Natal.

 

“Essa é a 18ª Turma da Escola de Eletricistas. Mossoró, cidade pioneira na política, na economia, no desenvolvimento do Rio Grande do Norte, hoje ganha mais 24 profissionais eletricistas do mais alto gabarito. É uma honra para a Neoenergia Cosern vivenciar esse momento de transformação de vida através das oportunidades de inserção no mercado de trabalho que cada uma dessas pessoas terá a partir de agora”, afirmou Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern, durante cerimônia de entrega dos certificados de conclusão de curso aos novos profissionais.

 

A Escola de Eletricistas foi implementada pelo Grupo Neoenergia no Brasil em 2013, a partir da Neoenergia Elektro, em São Paulo. Daquele ano até hoje, 242 turmas foram finalizadas com 5.732 alunos graduados. Na Neoenergia Cosern, a primeira turma foi formada em 2019. Desde então, a distribuidora potiguar em parceria com o SENAI-RN formou 425 alunos, dos quais 107 são mulheres. Desses, quase 300 passaram a integrar o corpo funcional da distribuidora e há perspectiva de novas contratações nos próximos meses.

 

Conforme Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do Instituto de Inovação e Energias Renováveis (ISI-ER), a parceria com o Grupo Neoenergia oferece ao mercado profissionais diferenciados, formados em um ambiente inovador por especialistas focados no desenvolvimento humano e profissional. “Esse é o momento de enxergar uma vida nova que se apresenta, numa ocupação especial do setor de energia. A Escola de Eletricistas traz essa perspectiva e, para nós, do SENAI, essas são as duas primeiras turmas formadas nos nossos novos laboratórios. São 50 profissionais (Natal e Mossoró) que certamente vão engrandecer o mercado”, disse o diretor regional do SENAI-RN e ISI-RN, Rodrigo Mello, que participou da cerimônia junto com o diretor do SENAI Mossoró, Emery Costa Junior.

 

Aos 37 anos, a mossoroense Gabriela Fortunato tem uma nova profissão. Ela é uma das 11 eletricistas formadas nesta terça-feira pela Neoenergia Cosern e SENAI-RN. “Decidi fazer o curso para mudar de vida, ter novos objetivos e ser mais feliz. A partir dessa nova profissão, terei muitas oportunidades. Hoje, já me reconheço como uma pessoa melhor e estou animada para ingressar no mercado de trabalho como eletricista. Me sinto capacitada e grata à Neoenergia e ao SENAI-RN pela formação”, relatou após receber o certificado de conclusão do curso.

 

Representando a Prefeitura Municipal de Mossoró, o secretário de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Miguel Rogério ressaltou a relevância da Escola de Eletricistas para a capital do Oeste. “A Escola de Eletricistas é muito importante para Mossoró. Estamos muito felizes em participar desse momento e ver tantas mulheres sendo formadas eletricistas”, frisou.

 

 

Texto: Assessoria de imprensa da Neoenergia Cosern

Fotos: Canindé Soares/Divulgação/Neoenergia Cosern

Skip to content