“Moda tem papel transformador”, diz Jum Nakao em palestra na Casa da Indústria

14/03/2023   16h16

Designer e diretor de criação, Jum Nakao, em palestra na Casa da Indústria – Foto: Jô Lopes

 

A tarde desta terça-feira (14) foi marcada por um passeio pelas vivências e experiência do renomado designer de moda e diretor de criação, Jum Nakao, que conduziu um Fashion Talk, na Casa da Indústria, em Natal-RN, promovido pelo SENAI Moda. O evento que debateu o tema “Conceitos e técnicas de modelagem” reuniu profissionais, estudantes e especialistas do setor de moda e criação.

 

“Nesse segmento que atuamos, o segmento de moda e vestuário, é importante resgatar mais que roupas, mais que produtos. Nós, quando construímos uma marca, quando fazemos uma roupa, cobrimos necessidades maiores do que o corpo. Quando uma marca existe, é porque ela literalmente consegue deixar marcas gravadas do que é o papel transformador que a moda tem na sociedade. A moda tem papel transformador”, diz Nakao.

 

Ele reforça que “Resgatar essa ética, é entender a responsabilidade que é atuar na moda”.

 

Em sua palestra Jun Nakao também destaca o papel do SENAI como formador. “Hoje eu testemunhei a importância de uma instituição que eu diria mais do que forma, mas que capacita, ela entrega um título e transforma pessoas em pessoas capazes. É fundamental nessa área que a gente atua”.

 

Sobre formar profissionais para as indústrias de moda, confecções e têxtil, o designer e diretor de criação diz ser de suma importância. “Sem esses conhecimentos de modelagem, design, costura, todo sonho se torna uma ilusão, porque são fundamentais esses saberes para construção de projetos. Acredito que seja de extrema importância para a indústria da moda iniciativas que ajudam pessoas a se tornarem capazes”, enfatiza.

 

Jum Nakao é designer e diretor de criação, brasileiro e neto de japoneses. Vive na cidade de São Paulo onde se localiza seu ateliê. Fundado em 1997, com sede em São Paulo, o Ateliê Jum Nakao inicia suas atividades na área da Moda.

 

Com foco na transversalidade de linguagens e no intuito de propiciar a mais completa experiência, o Ateliê passa em 2004 a atuar nas mais diversas frentes como design de espaços, espetáculos, mobiliário, luminárias, cenografia, figurinos, direção de arte, instalações e exposições de arte, formação e capacitação de pessoas através de workshops e palestras, publicação de livros e textos.

 

 

Estilista e instrutora do SENAI-RN, Jéssica Cerejeira, em palestra do designer e diretor de criação, Jum Nakao na Casa da Indústria – Foto: Jô Lopes

 

Na abertura, a estilista e professora do SENAI Moda Jéssica Cerejeira fez uma apresentação sobre os cursos da área da moda oferecidos pela instituição. “O SENAI continua com sua proposta de formar profissionais qualificados para a indústria e para o mercado de trabalho”.

O SENAI Moda funciona no Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta – um dos cinco centros Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte.

Mais informações sobre cursos e qualificações podem ser acessadas no link: www.rn.senai.br ou no Instagram @senaimodarn.

 

Design de moda em diretor de criação, Jum Nakao na Casa da Indústria – Foto: Jô Lopes

Skip to content