Missão à Alemanha visita empresa e observa formação de jovens na área de energia renovável

12/11/2019   17h24

Os gestores do Sistema FIERN e empresários que integram a missão que está na Alemanha, nesta semana, tiveram uma programação nesta terça-feira (12) com ênfase no conhecimento sobre a formação dos jovens para o mercado de energia renovável.

 

 

“Essa missão está possibilitando observar como é feita a capacitação dos jovens alemães para o mercado de trabalho. Claramente podemos verificar o investimento das indústrias diretamente nas unidades de ensino com vista ao aproveitamento e empregabilidade em sua área de atuação. Eles conseguem formar constantemente um banco de talentos no qual não existe perda e se verifica que mesmo se houver rotatividade sempre terá profissionais capacitados disponíveis para atuação em nas empresas”, destacou Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN, que integra a missão.

 

Diretor da empresa New Energy Brasil, Paulo Morais disse que as visitas mostram como a Alemanha está avançada nesta área. “Eles estão muito avançados em termos de certificação e formação e gostaríamos muito de em termos algo semelhante no Brasil”, disse Paulo Morais,

 

“Com essas visitas tem sindo possível acompanhar o que é o treinamento e a certificação para a indústria termos em suas mais diversas ocupações. Podemos entender o que estaria disponível para oportunidades e aplicações o modelo brasileiro, junto a entidade como o SENAI e CTGAS-ER”, comentou o diretor Dois A Engenharia e Tecnologia LTDA, Felipe Vieira de Castro.

 

Diretor técnico da Case Consultoria, Felipe Mirante, destacou que é importante conhecer a capacitação adotada, pela Alemanha, no setor de de energia renovável. “Visitamos uma empresa com geração por fontes, hidráulica, eólica e solar. E podemos ver como é feita a formação, com integração entre teoria e prática diretamente no cotidiano da empresa”, disse.

 

O objetivo da visita à Alemanha é o amadurecimento de ações de educação profissional nas áreas de energias renováveis, na busca de maior eficiência energética. Além da capacitação de profissionais, prestação de serviços de assessoria e consultoria, bem como a criação de mecanismos de diálogo com as empresas do setor na área de formação profissional.

 

Com o presidente da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) da FIERN, Sérgio Freire, o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e o diretor do ISI-ER e do CTGAS-ER, Rodrigo Diniz de Mello, na delegação, a missão tem uma agenda que começou na segunda-feira (11) e prossegue até o sábado (16), período no qual vai visitar projetos na área de energia e ampliar as parcerias com instituições alemãs.

 

Também integram a delegação a gerente da Unidade de Desenvolvimento da Indústria do SEBRAE, Lorena Roosevelt de Lima Alves; o diretor técnico da CASE Consultoria, Felipe Miranda; o diretor da Dois A Engenharia e Tecnologia LTDA, Felipe Vieira de Castro; Talles Silvano Rêgo Lima, sócio da TALDI Engenharia e o membro do Conselho Deliberativo e diretor da empresa New Energy Brasil, Paulo Morais, a supervisora pedagógica Marcela Duarte e a instrutora de formação profissional do SENAI-RN Jeane Ribeiro.