EDP Renewables e Vestas lançam programa com curso gratuito de energia eólica com o SENAI-RN

9/09/2022   14h34

Oferecida de forma gratuita à população, a capacitação será com um curso de manutenção e operação de parques eólicos

 

A EDP Renewables (Euronext: EDPR), quarta maior produtora mundial de energias renováveis, e a Vestas, líder na fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas onshore e offshore em todo o mundo, lançam ‘Keep it Local’, programa cuja missão é impulsionar a empregabilidade de moradores que vivem em zonas rurais. Ministrado pelo SENAI do Rio Grande do Norte, o programa será voltado à qualificação de estudantes em cursos de energia eólica. O foco será o município de Caiçara do Rio do Vento.

 

As inscrições estarão abertas presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do município, segunda e terça-feira, dias 12 e 13 de setembro.

 

‘Keep it Local’, que em tradução literal significa “Manter local”, destina-se aos moradores que vivem em zonas com baixa densidade populacional e baixos níveis de emprego, com o objetivo de aproveitar o desenvolvimento de projetos renováveis em zonas rurais para aumentar a empregabilidade. O programa permite que após a qualificação, estes moradores possam  optar por um local de trabalho próximo dos seus locais de origem, e ao mesmo tempo, posicioná-los dinamizadores da economia local.

 

Oferecida de forma gratuita à população, a capacitação será com um curso de manutenção e operação de parques eólicos. Promovido no estado do Rio Grande do Norte, no município potiguar de Caiçara do Rio do Vento, as aulas serão ministradas a partir de 04/10 pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, para 25 residentes da região que possui inúmeros projetos eólicos em desenvolvimento, construção e operação.

 

Como participar

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do município, localizado na Rua Serra da Gameleira, 21, Nova Descoberta, nos dias 12 e 13 de setembro, das 09h às 13h e das 14h às 19h.

 

Para se inscrever, é preciso levar originais ou cópias de RG, CPF, Histórico Escolar ou diploma do ensino médio.

 

A divulgação preliminar dos classificados será divulgada no dia 15 de setembro por WhatsApp e e-mail informados no ato da inscrição.

 

As entrevistas de seleção para o curso serão híbridas (via Teams ou presencial) e acontecerão no dia 19 de setembro, na Câmara dos Vereadores na Rua Serra da Gameleira, 21, Nova Descoberta. A divulgação dos/as candidatos/as selecionados/as, será no dia 21 de setembro. O período de matrícula será de 22 a 26 de setembro pelo site www.rn.senai.br.

 

O curso de Instalação, Operação e Manutenção de Sistema de Geração de Energia Eólica terá início no dia 04 de outubro, das 18h às 22h, no Centro Educacional de Caiçara do Rio do Vento.

 

Sobre a EDP Renewables (EDPR)

A EDP Renewables (Euronext: EDPR) é a quarta maior produtora mundial de energias renováveis, com presença em 28 mercados na Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia-Pacífico. Com sede em Madrid e os principais escritórios regionais em Houston, São Paulo e Singapura, a EDPR tem uma carteira de desenvolvimento sólida com ativos de qualidade e uma capacidade operacional líder no mercado das energias renováveis. Destaque para a energia eólica onshore, a energia solar distribuída e de larga escala, a energia eólica offshore (OW – através da sua joint venture 50/50) e as tecnologias complementares às renováveis, tais como storage e hidrogênio verde.

 

As políticas centradas nos colaboradores da EDPR permitiram-nos alcançar o reconhecimento como “Top Workplace 2022” nos Estados Unidos da América, “Top Employer 2022” na Europa (Espanha, Itália, França, Romênia, Portugal e Polônia) e no Brasil, e a inclusão no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

 

A EDPR é uma divisão da EDP (Euronext: EDP), líder na transição energética com foco na descarbonização. Para além da sua forte aposta nas energias renováveis (com a EDPR e as operações hidroelétricas), a EDP atua como serviço público integrado em Portugal, Espanha e Brasil, incluindo redes elétricas, soluções para o cliente e gestão energética.

 

Sobre a Vestas

A Vestas  é a empresa líder global em energia sustentável. A companhia projeta, fabrica, instala e mantém turbinas eólicas onshore e offshore em todo o mundo. Com mais de 154 GW de capacidade instalada em 87  países, a Vestas instalou mais capacidade eólica do que qualquer outro fabricante. Graças às suas habilidades Smart Data e aos mais de 133 GW de turbinas que opera e mantém em todo o mundo, a Vestas possui uma grande quantidade de dados que permite interpretar, prever e obter o máximo desempenho do recurso eólico, proporcionando as melhores soluções para o setor. Na última década, a Vestas tem sido um dos principais contribuidores para a expansão da energia eólica no Brasil. Com quase 900 colaboradores e mais de 8,5 GW de capacidade instalada ou em construção no país, a Vestas oferece soluções de energia sustentável para promover um planeta limpo e impulsionar um futuro mais promissor.

 

Sobre o SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para soluções que estão em desenvolvimento – em parceria com a Alemanha – para educação profissional com foco em hidrogênio verde.

 

A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG). Apenas no Rio Grande do Norte, os serviços oferecidos alcançaram, no primeiro quadrimestre, indústrias, instituições e profissionais de 132 municípios, ou seja, de 79% do território potiguar.

 

*Texto editado em 12/09/2022, para atualização do local de inscrições.

 

 

Skip to content