SENAI-RN comemora cinquenta anos de atividades em Mossoró, com formação de 150 mil profissionais no período

29/09/2022   12h00

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou durante a semana ações em comemoração aos 50 anos de atividades do SENAI Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna, da cidade de Mossoró-RN. A solenidade comemorativa da quarta-feira (28) contou com participação do vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte e diretor presidente da empresa Vipetro Construções e Montagens Industriais, Vilmar Pereira, representando o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo. “Destaco os investimentos feitos nas unidades do SENAI Mossoró e o compromisso de dar continuidade à atuação tão relevante da instituição”, afirma Vilmar.

 

A solenidade contou também com participação do diretor de operação do SENAI-RN, Emerson Batista, e do gerente do Instituto Senai de Tecnologia (IST Mossoró), Emery Costa Júnior, que dirigiu a homenagem aos gestores presentes. “Também tivemos a parceria com a 3R Petróleo para a entrega de 50 mudas de plantas frutíferas em comemoração aos 50”, disse Emerson Batista.

 

Na ocasião, Emerson Batista lembrou que o SENAI foi criado em 1942 e se constitui no maior complexo de educação profissional da América Latina. No Rio Grande do Norte, a instituição iniciou suas ações em 1943, em Natal.

“Em Mossoró, o SENAI começou as atividades em 1954 com a oferta de cursos de aprendizagem em Marcenaria e Carpintaria, e funcionou, inicialmente, no prédio da Escola Diocesana. Em 1971, foi construído o prédio do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB) para atender a demanda da indústria local”, destacou. Ele disse que, a partir daí, foram introduzidas as oficinas de mecânica automotiva e de manutenção.

 

O CETIB foi inaugurado em 30 de setembro de 1972 e formou a primeira turma de Marcenaria para a empresa TERMISA – Terminal Salineiro. “Atualmente o Centro possui um portfólio diversificado de cursos nas áreas: Construção Civil, Confecção do Vestuário, Alimento, Eletricidade, Energias, Automação, Metalmecânica, Gestão e Tecnologia de Informação”, afirma Emerson Batista.

 

A unidade se destaca também em olimpíadas e torneios de formação profissional em âmbito nacional e internacional. Ele lembra alunos do Centro representou o Brasil no WordSkills, a maior competição do país e global de educação profissional, obtendo medalha de ouro. Também foram obtidas medalhas de outro, prata e prazo e bronze na olimpíada do conhecimento nacional em soldagem e estrutura metálica.

 

“Portanto, nos últimos dez anos, o CETIB contribuiu fortemente com a indústria local e do Estado ao garantir a formação de aproximadamente 150 mil profissionais”, concluir.

 

Houve também uma palestra que abordou o tema ‘Segurança Digital’, ministrada por Cid Xavier, gerente de infraestrutura de Tecnologia da Informação do Sistema FIERN, e Giovanna Wanderley, presidente da Comissão de Propriedade Intelectual e Inovação da OAB Mossoró.

 

A programação também incluir palestra sobre ‘Segurança no Trânsito’ para profissionais e alunos do SENAI, com o auditório lotado, ministrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF); no circuito ‘Saúde e Segurança’ em parceria com o SESI e Faculdade Católica, que ofereceu serviços como ginástica laboral, verificação de pressão, massoterapia, nutrição e gastronomia.

 

Nesta quinta-feira (29), haverá, das 14h às 17h, uma campanha de vacinação junto à comunidade e uma mobilização para cadastro de estagiários no IEL-RN. Além disso, tem a oferta de mil vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional, através do Programa de Gratuidade SENAI. Também será realizado o ‘Café com RH’ para as Indústrias da Região Oeste, às 15h, como parte das comemorações dos 50 anos.

 

Skip to content
Chat Online!