Antenistas digitais passam por treinamento e vão instalar antenas e receptores nas comunidades

10/04/2018   10h02

Mais de 100 antenistas digitais foram formados em um curso oferecido por intermédio de uma parceria entre o SENAI-RN, a Organização Não Governamental Seja Digital e InterTV Cabugi. A formação na unidade do SENAI em Natal, Centro de Tecnologia e Informática Aluizio Alves.

 

Com esse curso, eles estão capacitados para atender a uma procura que deve crescer nos próximos dias, com a proximidade do encerramento das transmissões analógicas de televisão.

 

“Há oportunidade de trabalho para esses jovens, porque sabemos que a demanda é crescente. Com o conhecimento adquirido, eles poderão ser contratados como antenistas para ajudar a população com a instalação dos equipamentos de recepção digital”, disse Diana Petta, diretora de Marketing da InterTV.

 

“Esse conhecimento que eles adquiriram abrirá portas e, ao mesmo tempo, o programa tem o aspecto da responsabilidade social com a instalação dos kits em mutirão nas residências das comunidades. Então, essa é uma parceira de muito sucesso”, disse Roseanne Azevedo, diretora regional do SENAI-RN.

 

Entre os formados no curso, 73 foram contratados pela Seja Digital e vão trabalhar na instalação dos kits com antena e conversor digitais, distribuídos para beneficiários de programas sociais. Eles passaram por uma formação com 16 horas aula de aprendizagem.

 

A ONG Seja Digital deve iniciar, no próximo sábado, no bairro de Mãe Luíza, a instalação dos kits para os beneficiários. Os levantamentos técnicos indicaram que muitas casa ainda estão com receptores analógicos.
A meta é instalar pelo menos 40 mil kits na Grande Natal. “Temos diversas ações para a instalação nas comunidades. Diariamente serão 70 pessoas nas ruas com esse trabalho”, disse Marcelo Espírito Santo, gerente regional do Seja Digital.

 

Uma equipe da ONG está nesta terça-feira, 10, no Centro de Centro de Educação e Tecnologia Flávio José Cavalcanti de Azevedo, na Zona Norte, para fazer o agendamento da retirada dos kits pelos beneficiados.

 

Em Natal e em outras 25 cidades próximas, o sinal analógico de TV está previsto para ser desligado no dia 30 de maio. Até lá, a população desta região precisa preparar suas casas para que continuem assistindo os canais abertos de televisão.

 

O sinal digital já está disponível e todo aparelho de televisão pode exibir a programação dos canais abertos com melhor qualidade. Se o equipamento for de tubo ou fabricado antes de 2010, precisará de uma antena digital e um conversor. Se o televisor for de tela fina fabricado depois de 2010, precisará apenas uma antena para TV digital.

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.