Alunos do SENAI-RN ganham medalhas em seletiva para a WorldSkills

3/08/2018   14h09

 

O Rio Grande do Norte voltou ao pódio em uma competição de excelência que mede a qualificação profissional. Os alunos Marcos Paulo Morais, do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna – CETIB/SENAI, na ocupação Soldagem, e Natanael Rodrigues da Silva, do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER/SENAI, em Refrigeração e Ar-condicionado, foram premiados nesta sexta-feira, 03, respectivamente, com medalhas de Prata e Bronze, nas etapas da Seletiva WorldSkills – Kazan 2019, realizadas nas cidades de Várzea Grande – MT, e Cabo de Santo Agostinho – PE.

 

Este evento é promovido pelo SENAI, Departamento Nacional, e objetiva selecionar os melhores alunos-competidores para compor a delegação brasileira que representará o Brasil na edição da WorldSkills Competition, em Kazan na Rússia em agosto de 2019.

 

 

Na ocupação Soldagem os competidores executam a fabricação dos chamados “corpos de prova” e “vasos de pressão” em materiais aço, alumínio e aço inoxidável e que são submetidos a ensaios específicos da área para determinação da qualidade da execução dos processos de soldagem. Tal qualidade é aferida tomando por base os mais altos padrões definidos em normas internacionais. Concorrem com nosso representante nessa ocupação os competidores dos DR´s: ES, GO, MS, PB, PE, RJ, RS, SC e SP. Para esta participação, o aluno Marcos Paulo Morais foi preparado pelo docente Max Wendell Morais, colaborador do CETIB, com apoio de outros medalhistas, que hoje atuam como professores em Mossoró, Lucas Landriny e Rafael Dário.

 

 

Na ocupação Refrigeração de Ar-condicionado os competidores são submetidos a provas de fabricação de componentes dos sistemas de refrigeração por meio de processos de Solda-Brasagem, montagem, instalação e comissionamento sistemas de refrigeração e climatização além de provas de diagnóstico e solução de falhas de origem mecânica e elétrica nos diversos sistemas. Natanael Rodrigues da Silva concorreu com alunos dos DR´s: AL, DF, PE, PR, RS e SP. Nesta ocupação o competidor do RN foi preparado pelo docente José Rodrigues da Fonseca Segundo, colaborador do CTGAS-ER.

 

Os primeiros colocados receberam medalhas de ouro, prata e bronze de acordo com a ordem de classificação, a partir de pontuação atribuída a seus desempenhos numa escala de 0 a 100 pontos. Os primeiros colocados seguem classificados para as próximas etapas de avaliação e preparação desenvolvida também pelo SENAI, na qual serão submetidos à simulados de aferição e nos quais deverão atingir índices técnicos progressivos que comprovam sua evolução até chegar aos níveis de desempenho exigidos para a competição internacional.

 

RESULTADOS POR ESTADO

 

REFRIGERAÇÃO

1-SP
2-RS
3-RN

SOLDA
1-RJ
2-RN
3-SP

 

 

Sobre a WorldSkills

 

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço.

 

Eles precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para responder aos desafios de suas ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

 

Há mais de 65 anos, a WorldSkills reúne jovens qualificados de todo o mundo, selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.

 

 

SOBRE O SENAI

CONHEÇA

ACOMPANHE

TRANSPARÊNCIA

ACESSE

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.