ISI-ER pactua Plano de Internacionalização para impulsionar intercâmbio entre pesquisadores e novos negócios com outros países

5/04/2022   12h53

O Plano foi pactuado na semana passada com o Departamento Nacional do SENAI e prevê metas a serem cumpridas, inicialmente, em um período de dois anos

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) estabeleceu oficialmente um “Plano de Internacionalização” que pretende impulsionar o intercâmbio de pesquisadores, criar e expandir mercados para a instituição fora do Brasil.

 

Sediado em Natal, no Rio Grande do Norte, o Instituto é a principal referência do SENAI no país em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade. Os serviços são prestados atualmente em escalas local e nacional. A partir de 2023, a previsão é passar a oferecê-los também em outros países.

 

“A ideia é construir projetos de PD&I com empresas e instituições do exterior. Abrir novos mercados com empresas lá fora”, diz o diretor do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello.

 

“Mas o grande resultado que esperamos dentro dessa estratégia é a ampliação e o aprofundamento dos conhecimentos técnicos da equipe, com a troca de experiência com centros internacionais. A principal meta é o relacionamento do nosso time com instituições de fora. Uma troca de conhecimento que gera o crescimento do ISI e traz a perspectiva de gerar novos negócios em PD&I para o centro”, acrescenta, pontuando ainda que “o Rio Grande do Norte, que já é visto como polo importante de geração de energia, a partir dessa investida também se fortalece enquanto polo tecnológico aos olhos do mundo”.

 

O que prevê o Plano
O Plano de Internacionalização foi pactuado na semana passada com o Departamento Nacional do SENAI e prevê metas a serem cumpridas, inicialmente, em um período de dois anos.

 

O documento é apontado como um compromisso, um pacto que estrutura interações internacionais que já existem no Instituto, e que abre perspectivas de expansão de ações – trazendo pela primeira vez metas e o acompanhamento dos resultados de forma sistematizada.

 

Ao todo, 19 “dimensões” estão envolvidas e serão avaliadas entre 2022 e 2023, incluindo, por exemplo, transferência de tecnologias e melhoria de processos com apoio de especialistas internacionais, além de mobilidade – o que engloba a intensificação de movimentos como a participação de integrantes da equipe em programas de pós-graduação internacionais, a atuação de mais pesquisadores estrangeiros em projetos do Instituto e visitas técnicas a centros de referência em PD&I em outros países.

 

A ampliação da visibilidade internacional, por meio da participação em eventos dentro e fora do Brasil, da captação de missões estrangeiras e da ampliação da produção científica, com foco em publicações internacionais, também será pontuada dentro do conjunto de ações.

 

Programa
São estratégias, reforça Mello, já incorporadas na cultura do Instituto, onde há um movimento natural de internacionalização puxado pelos setores que atende, de gás e energias renováveis.

 

“A diferença agora é que isso se dará de forma estruturada, planejada e aprofundada dentro do Programa de Internacionalização dos Institutos SENAI”, acrescenta o diretor.

 

A reunião que marcou a pactuação do Plano foi realizada por meio de videoconferência, com participação do diretor de operações do SENAI, Gustavo Leal Sales Filho, do gerente executivo de tecnologia e inovação do SENAI, Marcelo Fabricio Prim, do coordenador da estratégia internacional do SENAI, SESI e IEL, Frederico Lamego de Teixeira Soares, e do especialista sênior em Relações Internacionais do SENAI, Gustavo do Vale Dias Rosa.

 

O diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, que assina o documento junto com Mello e o diretor de operações do Departamento Nacional do SENAI, destacou que o Plano de Internacionalização evidencia mais um passo importante na trajetória de expansão do ISI-ER.

 

“Depois de alcançarmos uma maturidade considerável, e sendo o Instituto o principal responsável na rede SENAI pelos estudos e pesquisas sobre energia limpa, uma demanda que é mundial, não haveria como ficarmos atuando apenas em nível nacional”, observou ele.

 

SOBRE O ISI-ER
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) faz parte da maior rede privada de institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação criada no Brasil para atender as demandas da indústria, composta por 26 Institutos SENAI de Inovação. A Rede tem como foco a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios. Desde que foi criada, em 2013, mais de R$ 1,2 bilhão foram mobilizados em 1.332 projetos de PD&I. O ISI-ER está em operação no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal desde 2018, e foi oficialmente inaugurado em junho de 2021, com a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios. Foi a primeira instituição no Brasil a medir em campo o potencial de geração eólica offshore e mantém projetos em expansão nessa e em outras frentes de investimentos.

Skip to content