“Trilhando com Fios” transforma vidas e impulsiona a indústria têxtil no RN

28/07/2025   10h57

O projeto “Trilhando com Fios”, uma notável parceria entre o SENAI-RN e a Indústria Guararapes, com o apoio do Instituto Riachuelo, está redefinindo o futuro de centenas de pessoas no Rio Grande do Norte. A iniciativa visa capacitar e inserir profissionais no promissor mercado de trabalho da indústria têxtil do estado, transformando vidas através da educação e da geração de oportunidades.

 

Atualmente em meio ao terceiro ciclo de cursos, o “Trilhando com Fios” já é um sucesso. O projeto prevê a formação de 800 pessoas em costura industrial ao longo de 2025, distribuídas em 20 turmas gratuitas. No primeiro ciclo, 180 alunos foram atendidos em seis turmas. O segundo ciclo expandiu esse número para 210 alunos, distribuídos em sete turmas, e o terceiro ciclo está prestes a concluir mais sete turmas.

 

Para o analista de Recursos Humanos da Guararapes Confecções S.A., George Augusto, o objetivo da parceria é a formação de mão de obra qualificada para o setor industrial. “O SENAI-RN, com seu conhecimento e experiência, conduz o desenvolvimento profissional em nossas instalações. Ao término do curso, os alunos estarão preparados e aptos para o mercado de trabalho. Estes profissionais formados podem vir a ser contratados pela indústria. Este é o principal propósito da parceria entre Guararapes, Instituto Riachuelo e SENAI-RN”, enfatiza.

 

De acordo com ele, a colaboração com o SENAI é fundamental para o sucesso na indústria. “Contamos com a presença de inúmeros profissionais que foram qualificados pelo SENAI. Diante disso, podemos atestar a relevância da instituição”, destaca.

 

A diretora de produção da Guararapes, Anne Gonçalves diz que a empresa acredita no poder da oportunidade de desenvolvimento profissional. “Por essa razão, valorizamos o curso de costura oferecido pelo SENAI. Através dele, encontramos e formamos novas costureiras, muitas vezes provenientes de nossa comunidade. São pessoas com o desejo de aprender, crescer e transformar suas vidas por meio do trabalho. Essa parceria com o SENAI representa mais do que uma formação técnica; é inclusão e desenvolvimento social, além de ser fundamental para a força de nossa equipe. Agradeço ao time do SENAI por estar conosco nessa jornada”, enfatiza.

 

 

Pelo SENAI-RN, a capacitação tem o acompanhamento da diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI, em Natal, Amora Vieira, e da coordenação pedagógica. A supervisora pedagógica do SENAI-RN, Magda Cardoso, explica que as aulas acontecem nas instalações da própria Indústria Guararapes, proporcionando um ambiente prático e alinhado às demandas do setor.

 

“O Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta do SENAI-RN é o motor por trás dessa qualificação massiva. O cronograma do curso para costureiras e costureiros, que se estende de 24 de fevereiro a 19 de agosto, demonstra a agilidade e o compromisso do projeto”, ressalta a supervisora. “A iniciativa é aberta à comunidade em geral, com foco especial em moradores da Zona Norte de Natal e das cinco cidades vizinhas à Indústria Guararapes”, acrescenta Magda Cardoso.

 

Por meio de editais públicos, o projeto garante que homens e mulheres com mais de 18 anos tenham acesso igualitário a essa formação de alta qualidade.

 

Para Magda a parceria entre o SENAI e a Guararapes é crucial, pois potencializa a empregabilidade dos participantes.

 

“A formação oferecida pelo “Trilhando com Fios” alinha-se diretamente às necessidades de contratação da Guararapes, criando um ciclo virtuoso de capacitação e absorção no mercado de trabalho”, completa.

 

Com um quarto ciclo de cursos já planejado para este ano, o “Trilhando com Fios” continua a tecer um futuro mais promissor para o Rio Grande do Norte, fortalecendo a indústria têxtil e, mais importante, empoderando indivíduos através do conhecimento e do trabalho.

 

Para saber mais sobre o SENAI siga nossas redes sociais: @senairn

 

Texto: Jô Lopes
Fotos: SENAI-RN

Skip to content