Thiago Faro destaca apresentação das sobremesas em palestra

22/05/2018   17h16

Chef pâtissier Thiago Faro durante palestra na Casa da Indústria

 

O chef Thiago Faro, da Confeitaria Colombo, destacou — durante palestra na Casa da Indústria, na manhã desta terça-feira (22) — os principais elementos que devem ser levados em consideração para a apresentação de sobremesas e demais produtos de confeitaria. “Na Gastronomia, a apresentação dos pratos é a assinatura de quem o criou, antecipando os sabores e experiência que virão a seguir”, afirmou.

 

A palestra de Thiago Faro integrou a programação da “Semana da Indústria”. Coube ao diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, e ao presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do RN, Ivanaldo Maia, os pronunciamentos de abertura do evento nesta terça.

 

Diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista

 

Presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do RN, Ivanaldo Maia

 

Durante a palestra, o chef disse que as sobremesas integram às experiências gastronômicas e, por isso, devem estar em harmonia com os demais pratos da refeição. “A memória degustativa permite a criação e harmonização de sabores, que contam a história de um prato”, comentou.

 

 

Thiago Faro lembrou que as apresentações destes pratos têm uma influência dos padrões estéticos japoneses. O profissional da área deve ter, disse o chef, a “preocupação com a sazonalidade, a simplicidade das técnicas de cozimentos, a preservação de sabores naturais e a utilização de cores e texturas”, acrescentou.

 

Durante a palestra, ele destacou algumas sugestões para quem prepara uma sobremesa: “As cores devem estar em equilíbrio e duas três funcionam melhor do que uma cor; as formas também precisam ficar em harmonia, com o planejamento dos modelos, levando em consideração a altura como uma variante; não é adequado utilizar alimentos com as mesmas texturas”.

 

Ele ainda ressaltou que os chefs ou confeiteiros devem estar sempre atentos à atualização e à evolução dos insumos, dos processos e dos produtos utilizados no preparo dos alimentos. “Pesquisa, desenvolvimento e planejamento são fundamentais”, enfatizou.

Skip to content