Sistema FIERN inicia implantação de projeto nacional de Data Warehouse para aprimorar gestão e integração de dados

4/11/2025   17h45

 

 

Visando à melhoria dos processos e à captação de informações, o Sistema FIERN, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), iniciou a implantação do projeto Data Warehouse, um sistema de gerenciamento de dados projetado para organizar, centralizar e consolidar informações de várias fontes, permitindo que as instituições obtenham dados estratégicos que favorecem a tomada de decisões.

 

A apresentação do projeto à equipe técnica foi realizada na manhã desta terça-feira (4), na Casa da Indústria. O encontro contou com a participação do presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, da superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, e do gestor do projeto pelo Departamento Nacional, Victor Galante.

 

O presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, destacou a importância do projeto para aprimorar a gestão de dados e auxiliar na tomada de decisões com base em informações técnicas. “Vai trazer para vocês uma condição melhor, mais rápida e mais ágil de avaliar dados técnicos e trabalhar exatamente a melhoria do processo decisório. É um projeto muito importante e que todos têm a ganhar, até porque vai agilizar o trabalho”, afirmou.

 

Serquiz ressaltou ainda a necessidade de engajamento dos colaboradores na iniciativa, com o apoio da tecnologia. “A tecnologia é uma ferramenta; quem dá o significado é o humano, são as pessoas”, completou.

 

Victor Galante reforçou que o objetivo do projeto é fortalecer a gestão de dados nos Departamentos Regionais. “A principal entrega do projeto é a organização dos dados, porque, se nós temos dados organizados, temos condição de gerar boas informações, que resultam em decisões corretas e nos permitem agir estrategicamente”, afirmou.

 

O projeto

 

Fomentado pelo Departamento Nacional do SESI e do SENAI, o Projeto Data Warehouse – Alinhar – Ciclo III está sendo implantado nos Departamentos Regionais, com o suporte de consultores do Departamento Nacional e das equipes do SENAI de Santa Catarina e de Alagoas.

 

A iniciativa tem como objetivo aprimorar a integração e o gerenciamento de dados nas unidades do SESI e do SENAI em todo o país. O Rio Grande do Norte é o sexto estado do Brasil e o segundo do Nordeste a integrar o projeto.

 

Com a conclusão da implementação, o sistema permitirá ao Departamento Regional maior agilidade e integridade nos processos de carga de dados de produção e infraestrutura junto às entidades nacionais do SESI e do SENAI, atendendo aos requisitos regulamentares e regimentais estabelecidos.

 

Essa integração possibilitará uma gestão de dados mais eficiente, contribuindo diretamente para a excelência operacional e a modernização dos processos internos.

 

Entre os resultados esperados estão o acesso a painéis online com indicadores e gráficos por área de negócio e tema — como gestão de recursos humanos — e o fortalecimento da tomada de decisão, por meio de dados mais precisos, atualizados e integrados, como apresentou a equipe técnica do SENAI Santa Catarina, Sandro Rosa, gerente de Soluções Digitais; Cristiano Martins, gerente de Projetos; e João Gabriel Rodrigues, analista de BI.

 

 

Ao longo desta terça (04) e quarta-feira (05), as equipes participam de uma programação voltada à continuidade da iniciativa, com atividades que incluem o aprimoramento da gestão da carteira de projetos de apoio financeiro aos Departamentos Regionais e o acompanhamento dos resultados no âmbito do Programa de Eficiência de Gestão (PEG), com participação de Sara Maciel, especialista em Desenvolvimento Industrial; Ruth Rodrigues, analista de Desenvolvimento Industrial; e Luis Cordeiro, interlocutor do PEG-RN.

Skip to content