SIFT-RN, SENAI RN e Vicunha dão largada a 2ª turma do ‘Tecendo Caminhos’ com curso de Tecelão

17/10/2025   13h50

 

O projeto “Tecendo Caminhos” inicia em 20 de outubro, a segunda turma de formação profissional. A iniciativa busca suprir a carência de mão de obra especializada no setor têxtil potiguar e promover a inclusão social. O curso gratuito de Tecelão do Tecido Plano, com 160 horas de duração, será realizado nas instalações da indústria têxtil Vicunha, em Natal.

 

Vinte alunos selecionados receberão capacitação teórica e prática para atender às necessidades das indústrias do Rio Grande do Norte.

 

O projeto nasceu a partir de uma demanda do segmento por profissionais qualificados e se transformou em aliança com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (SIFT-RN) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e o SENAI-RN.

 

 

Helane Cruz, presidente do SIFT-RN, afirma que o projeto focado no desenvolvimento do estado é parte do programa Meritocracia Sindical, da FIERN. “Estamos dando início ao curso de Tecelão do Tecido Plano, que é uma oportunidade para os interessados nesta área profissional,” diz.

 

O SENAI-RN garante a excelência da formação. Magda Cardoso, supervisora pedagógica do SENAI-RN, explica que o curso, distribuído de segunda a sexta-feira, tem o objetivo de preparar a mão de obra para setores específicos da indústria.

 

“A equipe técnica inclui as engenheiras têxteis Caroline Minely e Camila Nilma, que estão à frente do projeto. Elas cursam o doutorado específico na área também, para poder fortalecer tanto a parte técnica, a parte teórica e a parte prática”, afirma a supervisora.

 

“Na indústria, os alunos terão tanto a parte teórica como poderão vivenciar; ter um olhar mais apurado para a prática no dia-a-dia. para a rotina da fábrica diante desses setores, que eles, a posteriori, serão contratados, tanto na Vicunha como nas outras indústrias”, completa Magda Cardoso.

 

O “Tecendo Caminhos” integra a estratégia de recrutamento e qualificação do mercado têxtil, estabelecendo um modelo de responsabilidade social e produtiva no Rio Grande do Norte.

 

Para acompanhar as novidades siga o SENAI nas redes sociais: @senairn

 

Texto: Jô Lopes – HIT SENAI RN

Skip to content