SENAI-RN realiza ação de produção de produtos natalinos em parceria com SINDIPAN-RN e Bunge

19/11/2025   10h40

 

Delícias culinárias do período natalino foram tema da ação de qualificação realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN), na tarde desta terça-feira (18). Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do RN (SINDIPAN-RN) e o grupo multinacional do setor de alimentos Bunge, o SENAI-RN capacitou mais de 40 pessoas na ação, que aconteceu no Hub de Inovação e Tecnologias (HIT).

 

O grupo aprendeu receitas de panetone doce e salgado, chocotone e outros alimentos tipicamente produzidos para o Natal. Além de profissionais e empreendedores do setor de panificação e confeitaria, a ação capacitou também cozinheiros amadores.

 

 

De acordo com Geiza Revoredo, supervisora pedagógica do SENAI-RN, a ação é fruto de uma parceria de longa data. “Já é a segunda formação para padeiros e empreendedores do setor que realizamos em parceria com a Bunge e com o SINDIPAN-RN e, com a proximidade do período natalino, escolhemos apresentar receitas que remetem a essa temporada.”

 

O instrutor da área de Alimentos do SENAI-RN, chef Manoel Rufino, ressalta que a ação atende pessoas com níveis variados de conhecimento. “Temos desde padeiros experientes até donas de casa que querem aprender algo novo. É uma oportunidade não só de apresentar o que o SENAI-RN tem a oferecer, mas também de acrescentar novidades para os profissionais do setor”, comenta.

 

 

Para Lucas Micael, de 23 anos, a ação foi uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. Há quatro anos trabalhando no setor, ele trabalha na Padoca do Bosque como pasteleiro. “Já tinha ouvido falar, mas nunca tive a oportunidade de participar de um curso como esse aqui no SENAI-RN, e é uma oportunidade muito legal,”, destaca.

 

“A formação abre nossas mentes enquanto profissionais, mas também é muito válido para pequenos empreendedores porque traz várias formas de fazer, sem necessidade de equipamentos industriais”, acrescenta Micael.

 

 

Já a operadora de telemarketing Maria Kaylane, 23, vê na formação uma oportunidade de incrementar a ceia de Natal da família. “Sempre sou responsável por fazer os doces nas festas de aniversário da família, então aqui foi um aperfeiçoamento para o Natal desse ano.”

 

“Claro que com esse conhecimento também posso fazer uma renda extra, produzindo para vender. É uma oportunidade muito rica e estou muito empolgada para testar as receitas”, acrescenta a jovem.

 

A formação foi conduzida pelo representante técnico da Bunge, Guilherme Guerra. A empresa fornece ingredientes para diversas experiências culinárias. No Brasil, é o maior processador de trigo e oferece uma ampla variedade de ingredientes que permitem as mais variadas aplicações. Os representantes da Bunge Anderson Chaves, Alex Cassimiro e Ricardo Medeiros também participaram da ação.

 

Skip to content