O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou na sexta-feira (19) a palestra “Saúde Mental no Trabalho”, com a psicóloga Ester Almeida. A iniciativa faz parte das ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA SENAI), em alusão ao Setembro Amarelo 2025, de prevenção ao suicídio e ao cuidado da saúde mental.
“A saúde mental no ambiente de trabalho é muito importante para que a gente possa realmente buscar estratégias para poder lidar com situações difíceis e encontrar formas de trazer benefícios que possam nos ajudar a enfrentar as dificuldades do dia a dia e conseguir resiliência diante de possíveis situações que possam surgir e buscar essa qualidade de vida”, diz a psicóloga Ester de Almeida.
O Setembro Amarelo é imprescindível no ambiente de trabalho para lidar com os desafios do dia a dia do trabalhador, e, para isso, o SENAI-RN cria um ambiente seguro para o diálogo sobre saúde mental, oferece apoio psicológico, treina gestores para reconhecer riscos e promove o bem-estar com ações de integração.
Em 2025, a campanha Setembro Amarelo destaca a relevância da conversa como forma de prevenir o suicídio e cuidar da saúde mental, reforçando a necessidade de pedir ajuda, caso seja preciso. A iniciativa, agora oficializada por lei, mobiliza a sociedade para valorizar a vida e romper o tabu em torno da saúde mental.
“A saúde mental no trabalho é essencial, pois, às vezes, passamos mais tempo no trabalho do que com nossa família e em nosso lar. Sendo assim, precisamos estar equilibrados para executar bem nossas tarefas, reduzir o estresse e manter a produtividade e boas relações”, destaca a Técnica de Segurança no Trabalho do SENAI-RN, Eclésia Medeiros.
Os temas centrais da campanha em 2025 são: Slogan – “Conversar pode mudar vidas” (eleito pelo CVV). A mensagem enfatiza que o diálogo aberto e empático pode ser o primeiro passo para acolher pessoas em crise; Lema – “Se precisar, peça ajuda”. Este lema reforça a mensagem da campanha de 2024, destacando a importância de buscar suporte; e Abordagem – “Nem sempre tá na cara”. O tema alerta para o fato de que pessoas com pensamentos suicidas nem sempre demonstram sinais óbvios de tristeza.
Com a sanção da Lei 15.199, o governo federal oficializou no dia 9 de setembro de 2025 a campanha Setembro Amarelo, tornando-a uma ação anual obrigatória em todo o país. A lei estabelece o dia 10 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção do Suicídio e o dia 17 de setembro como o Dia Nacional de Prevenção da Automutilação.
Siga o SENAI-RN nas Redes Sociais: @SENAIRN
Siga também: @ setembroamarelo_2025
Texto e fotos: Jô Lopes
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900