Militares da Marinha e da Força Aérea Brasileira concluíram o curso de Mecânico de Sistemas de Climatização em uma cerimônia realizada, na quinta-feira (9), no auditório Setorial do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT SENAI-RN), em Natal, Rio Grande do Norte. O curso tem 160 horas de duração, e qualifica militares para a manutenção de sistemas de climatização.
O evento conta com a presença de militares, educadores e instrutores do SENAI-RN. Além da coordenadora de educação do SENAI-RN, Marcela Valeska, da supervisora pedagógica Edilene Cândido, e do instrutor de Refrigeração, Daniel Lima.
O Comandante do 3º Distrito Naval e vice-almirante, Jorge José de Moraes Rulff destaca em seu discurso a relação institucional entre as entidades. “A Marinha do Brasil e o SENAI fazem parte de uma mesma sociedade e participam ativamente do desenvolvimento social nas esferas local e nacional”, afirma o vice-almirante.
O comandante reconhece a importância da formação de pessoal. “No sentido de oferecer um serviço especializado com profissionais qualificados, no âmbito industrial. O SENAI é referência nesse campo”, disse o vice-almirante ao agradecer ao SENAI pela parceria e parabenizar os formandos.
A conclusão do curso qualifica 15 grumetes (marinheiros aprendizes). “Alguns aplicam os conhecimentos obtidos durante a carreira. Outros, são militares temporários saem qualificados para os afazeres na vida civil, em condições de continuar contribuindo para o desenvolvimento da sociedade potiguar e para o desenvolvimento do país”.
Em nome da turma, o Segundo Sargento Phillip Arruda manifesta gratidão. “Em nome dos concluintes gostaria de expressar nossa eterna gratidão ao SENAI pelo curso que aqui é ministrado, a qualidade do curso aliada à competência dos nossos instrutores, o instrutor Daniel e o instrutor Carlos, é de grande importância para o nosso desenvolvimento profissional. Aprendemos muito com o curso, e estamos preparados para enfrentar os desafios dessa área,” declara.
A coordenadora de Educação do SENAI-RN, Marcela Valeska ressalta que o curso qualifica “e oferece a oportunidade de aprimoramento profissional para os militares. Vocês estão prontos para atuar na área, no serviço militar e na indústria”.
Segundo o instrutor Daniel Lima, o curso é único com esse foco em toda a região. “O curso é abrangente e combina teoria e prática, abordando sistemas de refrigeração residenciais e comerciais, como Split, Chiller, VRF e Mini VRF. A grade curricular inclui conteúdos de gestão, eletricidade (básica e avançada) e noções sobre o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle),” explica Lima.
E tem como objetivo principal do programa atender à crescente demanda por profissionais qualificados no setor de climatização. “O mercado, em constante evolução tecnológica, busca técnicos preparados para lidar com equipamentos cada vez mais avançados, como os sistemas split com inteligência artificial,” enfatiza.
Siga o SENAI-RN nas redes sociais: @senairn
Texto e fotos: Jô Lopes
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900