SENAI-RN é bronze e destaque na competição WorldSkills Brasil 2025

1/10/2025   14h17

 

O evento de encerramento da WorldSkills Brasil 2025, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e realizado em Brasília (DF), no dia 28 de setembro, celebrou os resultados da maior competição de educação profissional das Américas. O Rio Grande do Norte trouxe uma medalha de bronze e uma medalha de excelência.

 

O competidor Eduardo Urubatan (SENAI Natal) conquistou a Medalha de Bronze na ocupação de Tecnologias de Energia Verde. “Foi uma sensação inesquecível. Esse momento é a medalha, é um conjunto de emoções, de afeto, de compartilhamento ali, onde a gente troca amizades com outras pessoas, troca um papo. Alegria. É realmente inexplicável esse momento brilhante que aconteceu em minha vida, nas nossas vidas”, destaca Eduardo.

 

“Só tenho a agradecer a todo o apoio do SENAI, da minha família, da instrutora Jeane, que contribuiu para que em poucos meses conseguíssemos ter esse resultado. E estou muito grato. Foi gratificante, na verdade, esse momento. Só tenho a agradecer, muito obrigado por tudo. Agradecer primeiramente a Deus. É emocionante”, comemora Eduardo.

 

 

A ocupação Tecnologias de Energia Verde se insere na competição na área de Tecnologias de Manufatura e Engenharias e reúne ocupações ligadas ao desenvolvimento, operação e integração de processos industriais. Une mecânica, eletrônica, automação e inovação tecnológica para criar soluções eficientes e sustentáveis para a indústria.

 

Maria Cecília Lima foi agraciada com a Medalha de Excelência na ocupação de Tecnologia da Moda, um reconhecimento pelo desempenho acima da média. A ocupação de Tecnologia da Moda integra a área de Tecnologias de Criatividade e Design e combina arte, inovação e técnica para desenvolver soluções estéticas e funcionais, unindo moda, joalheria, design gráfico e produção digital em criações que comunicam, inspiram e transformam.

 

 

Para a gerente de Educação do SENAI-RN, Simone Oliveira, as conquistas de Eduardo e de Maria Cecília são fruto do trabalho desenvolvido pela equipe de instrutores do SENAI, que segundo ela destaca “é uma equipe comprometida, preparada, responsável e que, acima de tudo, acredita na capacidade dos alunos”.

 

“Os nossos alunos, a nossa delegação, mais uma vez participou com muita responsabilidade, com muito empenho. Os meninos muito jovens, mas muito responsáveis, determinados, com muita garra, e o resultado não podia ser diferente. Tivemos a medalha de bronze de Eduardo, concorrendo com grandes potências, como São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, e a gente conseguiu subir ao pódio. E a medalha de excelência de Maria Cecília foi muito disputada, foi uma medalha conquistada. Ela desde o primeiro dia de prova demonstrou muito conhecimento, muita habilidade e, principalmente, muita dedicação”, enfatiza Simone Oliveira.

 

Ela destaca que a educação profissional no Rio Grande do Norte e no país está em alto nível de excelência e os jovens do Brasil estão preparados para enfrentar os desafios (skills) e trazer excelentes resultados. “Quero também ressaltar aqui o empenho, o trabalho e a dedicação de cada um dos avaliadores, das supervisoras pedagógicas, dos diretores de unidade, que apoiaram dia a dia, hora a hora, e não posso deixar de ressaltar aqui o grande apoio da direção regional em todo o processo”, completa a gerente de Educação do SENAI-RN.

 

 

WorldSkills
A WorldSkills é considerada a maior competição de educação profissional do mundo, com o objetivo de promover a excelência técnica e o intercâmbio de melhores práticas entre jovens profissionais. A etapa nacional, a WorldSkills Brasil, é o processo seletivo para escolher os melhores estudantes técnicos do país para representar o Brasil no torneio mundial.

 

Siga o SENAI-RN nas Redes Socias: @SENAIRN

 

Texto: Jô Lopes
Fotos: SENAI-RN
Skip to content