SENAI-RN abre inscrições para cursos presenciais, EAD e semipresenciais com início em fevereiro

14/01/2026   16h38

Formações estão disponíveis em áreas como energias renováveis, petróleo, segurança do trabalho, eletrotécnica, refrigeração e elétrica industrial

 

O SENAI do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) inicia 2026 com matrículas abertas para cursos de qualificação profissional, técnicos e de aperfeiçoamento em áreas como energias renováveis, petróleo, segurança do trabalho, eletrotécnica, refrigeração e elétrica industrial. As oportunidades estão distribuídas entre as modalidades presencial, a distância (EAD) e semipresencial, com início das aulas previsto para fevereiro.

 

Segundo a diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI em Natal, Amora Vieira, a oferta reforça o papel da instituição na formação de pessoas conectada às demandas do mercado. “O SENAI começa 2026 com a agenda cheia de oportunidades para a formação profissional, incluindo cursos introdutórios em energia eólica e solar, o Técnico em Eletrotécnica e formações ligadas à Segurança do Trabalho. São oportunidades de investimento profissional para ampliar as possibilidades de emprego, aprimorar carreiras, mudar de área ou se aperfeiçoar”, afirma.

 

Os valores de investimento variam de acordo com o curso, assim como os requisitos de escolaridade, idade mínima e experiência profissional. Mais informações estão disponíveis no site www.futuro.digital, por e-mail ou telefone/WhatsApp.

 

Natal

Para os Centros de Educação e Tecnologias do SENAI em Natal, os contatos para obter mais informações são secretarianatal@rn.senai.br e (84) 3204-8114.

 

Entre os cursos com início em fevereiro voltados ao setor de energia, estão Tecnologia em Geração Eólica, Sistemas Elétricos Aplicados a Parques Eólicos, Segurança Aplicada à Energia Eólica, Fundamentos de Sistemas de Energia Renovável e Introdução à Energia Solar Fotovoltaica. As capacitações são ofertadas na modalidade EAD, com cargas horárias entre 20h e 32h, e exigem, em geral, Ensino Médio completo e experiência ou formação inicial na área.

 

Na área de Segurança do Trabalho, o SENAI-RN oferece, na capital, cursos como NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade), NR-35 (Trabalho em Altura) e NR-11 (Operação de Empilhadeira). Outro destaque é o Basic Safety Training (BST), treinamento que está entre os requisitos para atuação no setor de energias renováveis no Brasil. O curso é presencial, tem carga horária de 32 horas e exige ID Winda, além de idade mínima de 18 anos.

 

Para quem busca uma formação de maior duração, o SENAI-RN também está com vagas abertas em Natal para o Curso Técnico em Eletrotécnica, com aulas noturnas e carga horária de 1.200 horas. A formação é voltada a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio e tenham, no mínimo, 16 anos.

 

Na área de refrigeração, estão disponíveis os cursos de Instalação e Manutenção de Condicionadores de Ar – Split System e PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle, ambos com aulas presenciais.

 

Mossoró

Para o Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna do SENAI, em Mossoró, os contatos para mais informações são secretariamossoro@rn.senai.br e (84) 3315-9400. Os cursos com início em fevereiro terão aulas presenciais na unidade.

 

Entre as opções disponíveis estão formações técnicas em Refrigeração e Climatização, Eletrotécnica, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Administração e Automação Industrial. As turmas são ofertadas no turno noturno e têm como pré-requisitos idade mínima de 16 anos e Ensino Médio cursando a partir do 2º ano. As cargas horárias variam de 820 a 1.440 horas.

 

Na área metalmecânica, há curso de Soldagem, para pessoas a partir de 18 anos, com Ensino Fundamental completo. Já na área de petróleo onshore, é ofertado o curso de Operador de Sonda, com início em 9 de fevereiro e término em 12 de maio.

 

Na área automotiva, as oportunidades incluem cursos de Mecânica de Manutenção de Motores Ciclo Otto e de Refrigeração e Climatização Residencial. Há ainda formações como Eletricista Industrial, cursos na área de Segurança do Trabalho e na área de Transporte, com Direção Defensiva.

 

Skip to content