O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN) começou, na terça-feira (7), seis turmas de cursos técnicos inseridos no programa de gratuidade da instituição. A iniciativa visa o desenvolvimento de profissionais para o mercado de trabalho em áreas estratégicas para a indústria.
Entre os cursos em início, destaca-se o Técnico em Eletromecânica. A supervisora pedagógica Geysa Revorêdo forneceu informações sobre a formação. “O processo de seleção para a gratuidade foi realizado por meio de edital no portal do SENAI. Os participantes tiveram uma reunião de informação profissional para conhecer unidades curriculares, carga horária, perfil de conclusão e as competências a desenvolver”, diz.
A parte presencial do curso iniciou-se com a primeira unidade curricular e a previsão de término é o ano de 2027. O curso tem uma carga total de 1440 horas, preparando o profissional para o mercado de trabalho na área de eletromecânica.
Para a aluna Erivânia Lopes de Araújo, de 44 anos, matriculada no curso de eletromecânica, o curso é uma oportunidade e uma motivação profissional. Erivânia descreve o curso como um desafio, principalmente para as mulheres. Ela se inscreveu após uma tentativa de cadastro para o marido em outra área, e a aprovação a impulsionou.
“Vou enfrentar a formação com determinação, mesmo diante de comentários que questionam a presença feminina em atividades consideradas pesadas ou masculinas. Considero muito importante essa oportunidade dada pelo SENAI, de que as mulheres busquem seu espaço no mercado de trabalho e combatam preconceitos de gênero”, afirma.
A supervisora pedagógica dos cursos de gratuidade do horário matutino, Gianny Farias, detalha a oferta de formação. “Pela manhã, o SENAI oferece duas turmas do Técnico em Administração. Este curso, da área de gestão, começou em 2023 e já alcança sua décima primeira turma. A alta procura justifica-se pela abrangência da área de gestão e pela imediata inserção dos alunos em estágios”, explica.
Outro curso oferecido pela manhã é o Técnico em Eletrotécnica, considerado um dos mais procurados na instituição, tanto na modalidade gratuita quanto na pagante.
Durante o período da tarde, as novas turmas que iniciam são: Técnico em Refrigeração, Técnico em Eletromecânica e mais turmas de Técnico em Eletrotécnica. “A gratuidade nos cursos técnicos é uma ferramenta para o desenvolvimento de capital humano qualificado que promove o aumento da empregabilidade na indústria potiguar”, completa Gianny.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é focado na educação profissional e tecnológica para a indústria do Rio Grande do Norte. O SENAI-RN oferece cursos técnicos e profissionalizantes, tecnologia e inovação, além de opções de educação a distância e unidades móveis. A instituição visa aprimorar a qualificação de profissionais, aumentar a competitividade da indústria local e tem um compromisso com a oferta de vagas gratuitas para a população.
Para acompanhar as novidades em cursos e ações, siga nossas redes sociais: @senairn.
Texto e fotos: Jô Lopes
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900