Casa de Apoio à Pessoa com Câncer Durval Paiva (CDP), localizada no bairro Barro Vermelho, em Natal, foi palco de uma inspiradora ação promovida pelo SENAI Moda. O evento aconteceu durante a Semana Fashion Revolution, quando mães e pacientes da instituição participaram da oficina exclusiva de Customização de Peças com Aplique, realizada na tarde do dia 23 de abril.
Sob a condução da instrutora Suely Rodrigues, do SENAI Moda, a oficina demonstrou como transformar tecidos que seriam descartados em peças únicas, repletas de estilo e significado através da técnica do ‘patch aplique’. A iniciativa proporcionou um momento especial de troca, cor e muita inspiração para as participantes.
A diretora das escolas do SENAI, em Natal, Amora Vieira, destacou a importância da ação dentro do contexto da Semana Fashion Revolution. “É um momento em que o SENAI Moda atua com a realização de ações e promove momentos de conexão e interação com pessoas sobre os diversos contextos da moda. Pensar global e pensar no coletivo. Trazer o conceito de moda justa e responsável. Isso nos impulsiona a realizar oficinas, como esta, em especial, para as mães dos pacientes da Casa Durval Paiva”, diz Amora.
A representante regional do movimento Fashion Revolution, Vivian Pedrozo, compartilhou a visão por trás da oficina. “Essa oficina foi pensada como uma vivência criativa de reaproveitamento têxtil, mostrando na prática como retalhos que seriam descartados podem ganhar novos sentidos e usos. A técnica do ‘patch aplique’ foi o ponto de partida para transformar sobras de tecido em detalhes únicos, personalizados e cheios de valor. Mais do que ensinar uma técnica, nosso objetivo foi provocar uma reflexão sobre o desperdício na moda e estimular formas acessíveis e sustentáveis de criar”, enfatiza.
A representante do Fashion Revolution também ressaltou a colaboração e o impacto da ação. Ela diz que com a condução sensível da instrutora Suely do SENAI e da estilista Camila Correia, voluntária do Fashion Revolution, e da Casa Durval Paiva, as participantes puderam explorar a criatividade, aprender algo novo e perceber que a moda também pode ser uma ferramenta de transformação ambiental, econômica e social. “Quando reaproveitamos, damos novos sentidos ao que já existe. E isso é revolucionário”, destaca Vivian Pedrozo.
A parceria entre o SENAI Moda e a Casa Durval Paiva durante a Semana Fashion Revolution reforça a importância de iniciativas que unem criatividade, sustentabilidade e impacto social, proporcionando momentos de aprendizado e bem-estar para as participantes.
A oficina foi realizada em parceria com o @modadobem.rn e pelos voluntários da equipe local do @fash_rev_brasil em Natal.
Siga o SENAI nas Redes Sociais. @senairn @senaimoda
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900