Refrigeração: SENAI-RN participa do ENTRAC 2025

20/05/2025   10h59

 

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte participou do Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado (ENTRAC 2025), realizado pela Associação Brasileira de Refrigeração, Aquecimento e Ventilação (ABRAVA). O evento aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, no Praia Mar Hotel & Conventions, e reuniu as maiores empresas do ramo, que apresentaram uma vasta gama de produtos e soluções inovadoras. A ABRAVA é uma entidade reconhecida como a principal referência da refrigeração no Brasil.

 

 

O diretor da Nova Técnica Editorial (revistas Brava, Mais Climatização e Refrigeração, portal Engenharia e Arquitetura) e organizador do evento, Ronaldo Eduardo Almeida, explica que o ENTRAC existe há mais de 25 anos com o objetivo de levar a experiência dos fabricantes de equipamentos e componentes diretamente aos profissionais do setor em diversas regiões do país. “O evento é um complemento à formação de mão de obra, oferecida por instituições como o Senai, levando informação atualizada do fabricante para quem já atua em campo”.

 

 

Ronaldo considera o ENTRAC um evento de grande impacto no cenário da climatização, capaz de mudar a perspectiva das pessoas onde acontece. Ele menciona o retorno a Natal após oito anos e o reencontro com participantes de edições anteriores como prova desse impacto e da fidelidade do público. Sua mensagem para o setor de climatização do Rio Grande do Norte e Nordeste enfatiza a importância educacional desses encontros, que vão além da divulgação de marcas. “O ENTRAC oferece educação continuada de forma aberta e gratuita, com apoio do SENAI e da Nova Técnica, que inclusive disponibiliza as palestras e gravações em seu canal no YouTube”, afirma.

 

 

Durante o evento Ronaldo agradeceu o apoio do SENAI-RN na realização do evento em Natal, mencionando a receptividade. “A infraestrutura e o suporte na divulgação e logística foram fundamentais nessa parceria. Contamos com o SENAI-RN tanto na divulgação quanto no suporte logístico para recebimento de materiais”.

 

 

Questionado sobre a possibilidade de futuras edições do ENTRAC serem realizadas no SENAI-RN, Ronaldo demonstra otimismo. “Já temos conversas iniciadas nesse sentido, dada a referência do SENAI no setor de climatização, e seu centro de treinamento”, comenta.

 

 

 

Por Jô Lopes

Skip to content