No Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, sede do CTGAS-ER, além da programação de aulas práticas, estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer outros laboratórios da instituição e as possibilidades trazidas por áreas como robótica
Cerca de 70 alunos do curso técnico em Eletromecânica, promovido pelo SENAI-RN em parceria com a Vestas, no Rio Grande do Norte, avançam a partir deste mês para uma nova fase da formação, com aulas práticas de mecânica e hidrogênio verde — o chamado combustível do futuro.
O programa de educação é voltado à população de Lagoa Nova — município potiguar a cerca de 200 km de Natal — e os ‘trabalhos de campo’, nessa etapa, foram iniciados no primeiro Centro de Excelência em Formação Profissional do Brasil em hidrogênio verde, instalado no Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, na capital, e no laboratório de usinagem da instituição, onde já começaram a realizar ensaios mecânicos da disciplina Fabricação Mecânica Aplicada à Manutenção e Montagem.
As atividades tiveram largada no último dia 7 e prosseguirão em datas selecionadas até agosto. Neste sábado (21), parte da turma desembarca mais uma vez em Natal para uma nova imersão nos laboratórios. “O objetivo do projeto educacional voltado à formação de técnicos e técnicas em Eletromecânica, fruto da parceria entre o SENAI e a VESTAS, é proporcionar – com essa programação – uma experiência ainda mais enriquecedora às turmas, com aulas também nas instalações do SENAI/CTGAS-ER, que é referência em formação profissional para o setor no país”, diz a diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI-RN em Natal, incluindo o CTGAS-ER, Amora Vieira.
“Nossa expectativa é que as ações desenvolvidas nos nossos laboratórios marquem momentos de plena sinergia entre teoria e prática, permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos em atividades reais”, acrescenta a executiva.
Curso
O curso de Eletromecânica é fruto de uma parceria inédita entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e a Vestas — empresa dinamarquesa centenária, líder global em soluções de energia eólica, com atuação consolidada no Brasil há mais de duas décadas.
O Programa é pioneiro no Brasil e tem como foco a capacitação de jovens de diversas regiões do país para atuar no setor eólico, formando talentos das comunidades locais e oferecendo oportunidades em um dos mercados mais promissores do país na transição energética e em carreiras verdes.
Em Lagoa Nova, onde ocorre a edição piloto, 75 pessoas foram selecionadas para participar da iniciativa. O processo seletivo foi realizado em agosto de 2024, e as atividades serão desenvolvidas ao longo de aproximadamente dois anos no município. O curso é oferecido de forma presencial e conta com uma carga horária total de 1.440 horas.
Como forma de estimular a igualdade de gênero e a participação feminina na educação profissional e em oportunidades de trabalho na indústria eólica – em que homens tradicionalmente predominam – metade das vagas foram destinadas a mulheres.
Os/as estudantes que estão desenvolvendo as atividades receberam bolsa de estudo integral e participam de aulas conduzidas pela equipe de instrutores do SENAI RN, por meio do CTGAS-ER, e pelos técnicos de treinamento profissional da Vestas. A turma da manhã é composta por Jovens Aprendizes de 18 a 24 anos, previamente contratados pela empresa; e a turma da noite reúne moradores da comunidade local de Lagoa Nova e redondezas.
Ao todo, duas turmas participam da iniciativa no município, distribuídas em dois turnos. São pessoas de 16 a 47 anos, com Ensino Médio completo ou em andamento, que atuam ou já atuaram em setores como comércio, serviços e agricultura ou estão em busca das primeiras oportunidades no mercado.
Nos dias 20 e 21 de março, os participantes tiveram a primeira aula prática oferecida pela iniciativa, com visita guiada ao Complexo Eólico Serra do Tigre, um dos maiores empreendimentos de fonte eólica do Brasil, atualmente em fase avançada de construção no Rio Grande do Norte pela Vestas, para a Casa dos Ventos Energias Renováveis.
No Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, sede do CTGAS-ER, além da programação de aulas práticas, o grupo está tendo a oportunidade de conhecer outros laboratórios da instituição e as possibilidades trazidas por áreas como robótica.
Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, com a turma de estudantes de Lagoa Nova que desembarcou no início deste mês no Centro: Realização do curso Técnico em Eletromecânica, segundo ela, não é por acaso: “Essa é uma das ocupações de interesse da indústria em geral, e em especial do segmento da energia eólica”
Formação
Segundo Amora Vieira, o Programa com a Vestas “é uma investida com o intuito de ampliar a nossa atuação em regiões que possuem empreendimentos do setor de energia, nesse caso, a eólica. A iniciativa está inserida no Programa de Gratuidade do SENAI, e é pensada para potencializar o acesso de homens e mulheres à formação de nível técnico nas regiões em que vivem”. A escolha do curso Técnico em Eletromecânica, segundo ela, não é por acaso. “Essa é uma das ocupações de interesse da indústria em geral, e em especial do segmento da energia eólica”.
“A transição energética é provavelmente a maior revolução industrial da história, e isso exige ter pessoas com as competências necessárias desenvolvidas atuando no mercado”, disse Joao Guilherme Alves, vice-presidente de Pessoas & Cultura da Vestas para a América Latina. Ele acrescenta: “estamos comprometidos em apoiar essa construção de conhecimento juntamente com o SENAI que é, sem dúvida, um ator de referência nesse ecossistema. Para além das oportunidades de carreira disponíveis na Vestas, o setor como um todo poderá ser beneficiado por essa inciativa, contando com o SENAI como parceiro forte, um hub completo de formação de profissionais altamente qualificados para protagonizar as ações de mudança de uma indústria em crescimento”.
O Brasil detém atualmente 10% dos empregos verdes gerados em todo o mundo e já ocupa a segunda posição em geração de empregos no setor de energia, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês). Até 2030, o setor de energias renováveis deve criar mais de 38 milhões de empregos em todo o mundo.O estudo mostra que as energias renováveis são um motor de grande valor social para a criação de emprego, para a descarbonização e para a transformação dos setores industriais.
“A expansão das energias renováveis exigirá um número crescente de profissionais especializados e técnicos com conhecimento aprofundado para fabricar, construir, operar e manter o funcionamento de turbinas eólicas de alta tecnologia. E é preciso preparar essa força motriz desde já”, destaca Maycon de Souza Silva, gerente do Centro Regional de Treinamento da Vestas, localizado em Natal/RN.
Antes de firmarem a parceria nacional que está habilitando esse novo curso, Vestas e SENAI já trabalharam juntos no desenvolvimento de programas sociais com foco em educação, voltados para as comunidades que vivem nas imediações de parques eólicos construídos pela Vestas no Nordeste para alguns importantes players do mercado. Como resultado desse esforço, nos últimos dois anos, foi possível formar quase duas centenas de moradores de regiões em condição de vulnerabilidade social, dando a eles novas oportunidades e perspectivas de vida.
Texto: Renata Moura, com informações do SENAI-RN e da Vestas
Fotos: Divulgação SENAI-RN
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900