Parceria SENAI-RN, SINDUSCON e IVV qualifica profissionais para a Construção Civil em Natal

7/10/2025   12h13

 

O setor da construção civil do Rio Grande do Norte ganhou um reforço de profissionais qualificados. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), em colaboração com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-RN) e o Instituto Vida Videira (IVV), realizou o encerramento do ‘Curso de Pedreiro de Alvenaria’, no bairro de Felipe Camarão, em Natal.

 

A iniciativa é vista como um passo a mais nas ações que visam atender à expansão do segmento industrial, e combater a escassez de mão de obra especializada. A necessidade de qualificação é um ponto chave, especialmente diante do aquecimento do mercado. Francisco Ramos, vice-presidente do SINDUSCON-RN, que participou da cerimônia, reforçou a urgência em formar novos talentos.

 

“O mercado da Construção Civil está se expandindo, está crescendo. A necessidade de mão de obra é iminente, já há uma escassez na realidade. Precisamos de iniciativas como essa para repor a mão de obra que está escasseando no mercado,” diz Ramos, acompanhado da Diretora executiva do SINDUSCON-RN, Ismália Carvalho.

 

 

Para os parceiros, o principal objetivo é a inserção de profissionais qualificados para as possibilidades no mercado. “Este é um momento de celebração, em que temos os alunos sendo certificados, com uma formação de qualidade, para inserção no mercado de trabalho, afirma Edilene Cândido, supervisora pedagógica do SENAI-RN, ressaltando o papel da parceria na formação de jovens e adultos.

 

“O SENAI tem como missão preparar pessoas para o mundo do trabalho, promovendo educação de qualidade, com foco na prática, na inovação e na empregabilidade. E ver hoje cada formando com novos conhecimentos e habilidades, é a prova de que essa missão está sendo cumprida”, diz a coordenadora de educação do SENAI-RN, Marcela Valkeska.

 

 

Essa visão é corroborada pelo lado da comunidade. Noranice Neuza, coordenadora pedagógica do IVV, destacou a relevância social e econômica do curso. “Para nós, este curso é de uma importância muito grande. É o conhecimento que trazemos para esta comunidade, para as pessoas que têm interesse em agregar um conhecimento a mais em suas vidas,” comenta.

 

A formação representa uma porta de entrada para o emprego formal e o crescimento da renda familiar. Para a recém-certificada Maria Edileuza, a experiência supera as expectativas. “Eu sempre tive essa vontade de fazer o curso, essa curiosidade de aprender, e graças a Deus consegui aprender alguma coisa. É muito bom, foi muito bom,” relatou a aluna, pronta para aplicar suas novas habilidades no setor que mais emprega no país.

Redes Sociais: @senairn / @sinduscon.rn / @institutovidavideiranatal

Texto e fotos: Jô Lopes
Skip to content