O projeto Tecendo Caminhos entregou certificados do curso de Fiação Têxtil para os 20 alunos que participaram da formação. A iniciativa do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), foi concluída nesta terça-feira (22), na unidade da indústria Vicunha Têxtil, em Natal.
Com carga horária de 160 horas, divididas ao longo de 30 dias, a formação aliou teoria e prática, com foco nas demandas específicas da indústria têxtil. Além disso, levou os alunos para dentro do ambiente industrial, criando um contato fundamental para a capacitação profissional.
“O momento é oportuno para a formação de novos profissionais no setor. O segundo semestre é um período muito bom para a indústria de fiação e tecelagem. Grandes indústrias do setor participaram desse projeto e temos profissionais formados que podem ser alocados em ampliações das produções ou na reposição de postos de trabalho”, afirma a presidente do SIFT-RN, Helane Cruz.
O diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, explica que a capacitação surgiu da necessidade de mão de obra qualificada pelo setor. “O SIFT-RN chegou com uma demanda específica de capacitação e perfil profissionais, então juntos construímos os caminhos para atender essa necessidade. É um caminho a ser fortalecido e trilhado mais vezes, até mesmo com outros setores. Com certeza vai atender as expectativas tanto das indústrias quanto da sociedade”, completa.
Amora Vieira, diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI na capital (o CTGAS-ER, o SENAI Moda, o SENAI Alimentos e o SENAI Construção Civil), aponta que a expectativa é dar continuidade na formação de pessoas para o segmento, com novos cursos. “Foi um projeto importante, singular e pioneiro nesse modelo de parceria. Esperamos que outros cursos também possam ser desenvolvidos nesse mesmo formato, ampliando a formação de pessoas para o segmento”, afirma.
Novas oportunidades
Além de garantir mão de obra qualificada para o setor de fiação e tecelagem, o Tecendo Caminhos amplia oportunidades e perspectivas profissionais dos participantes. É o caso de Shirley Sena, 43 anos, que trabalhava como cuidadora de idosos em Recife, Pernambuco, e há dois anos veio para Natal buscar novas oportunidades de trabalho, mas não as encontrou na área em que atuava. “Vi que precisaria mudar de rota e, quando veio o Tecendo Caminhos, entendi como uma oportunidade”, conta.
“Assim que entrei no curso, me encantei com a possibilidade de me inserir em uma nova profissão. Na verdade, não sabia que existia todo um processo de fiação antes de formar os tecidos das roupas que nos servem”, relata. “Nós fomos abraçados por uma equipe muito atenciosa e por uma estrutura que nos deixou mais confortáveis para aprender e nos capacitar, desde as refeições oferecidas até o transporte de casa à fábrica”, completa Shirley.
Já Alisson Rodrigo do Nascimento, 29, conta que o Tecendo Caminhos vai ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho. “Fazia um tempo que eu ia para entrevistas e não passava. Com essa qualificação, tenho mais portas abertas e um grande diferencial para ingressar em uma vaga na indústria.”
“Achei o curso perfeito não só por todo o conhecimento que a professora nos passou e por conhecer o processo da indústria têxtil, que é bem dinâmico, mas também por todo o apoio que recebemos ao longo desse mês”, conclui Alisson.
Meritocracia Sindical
O Tecendo Caminhos faz parte dos projetos do SIFT-RN dentro do programa de Meritocracia Sindical, projeto da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) que incentiva o desenvolvimento e ampliação da base representativa da indústria. Com o programa, os sindicatos filiados à FIERN contam com os meios para a promoção e a realização de eventos, a capacitação e a qualificação de industriais e seus colaboradores, acesso aos serviços do Sistema FIERN, consultorias, assessoramentos e outras iniciativas que propiciem avanços no associativismo e na competitividade desses setores.
A responsável técnica da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, Kesiane Santana, comenta que o Tecendo Caminhos é uma iniciativa modelo para projetos na Meritocracia Sindical. “No momento em que o SIFT-RN auxilia não apenas as indústrias, mas a sociedade, capacitando mão de obra para ampliar oportunidades de emprego, ela fortalece toda a cadeia produtiva”, observa.
“A escassez de mão de obra especializada é uma dor de diversos setores. Então, levar programas como esse da indústria têxtil também para a panificação, movelaria, gráficas e outros setores, sem dúvida vai fortalecer e impulsionar os segmentos produtivos”, completa Kesiane.
Texto e fotos: Guilherme Arnaud
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900