Missão da FIEPE visita SENAI-RN e fortalece integração ambiental e tecnológica no Nordeste

12/11/2025   15h51

Empresários de micro e pequenos negócios da indústria de Pernambuco participaram da visita. Na imagem, eles aparecem com a diretora do CTGAS-ER, do SENAI-RN, Amora Vieira

 

Laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), pesquisas que a instituição desenvolve para o Brasil e projetos do SENAI-RN voltados à educação profissional foram apresentados, no último fim de semana, em Natal, a uma comitiva do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE).

 

A visita marcou o encerramento da Missão Regional, iniciada em 6 de novembro, pelo Conselho com o objetivo de promover intercâmbio de informações sobre sustentabilidade e inovação industrial no Nordeste. Empresários de micro e pequenos negócios da indústria de Pernambuco participaram.

 

A programação, que também incluiu o estado da Paraíba, no Rio Grande do Norte contemplou, além do SENAI, reunião com o presidente da Comissão Temática de Meio Ambiente (Coema) da Federação das Indústrias do estado (FIERN), Marcelo Rosado, além de visitas ao Fórum de Reciclagem de Resíduos Sólidos do RN, na Casa da Indústria, e ao Polo SEBRAE de Energias Renováveis.

 

No Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN em Natal, complexo que reúne os Centros de Educação e Tecnologias da instituição, na capital, a FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI e o ISI-ER, os conselheiros conheceram os laboratórios de Hidrogênio Verde de Combustíveis Avançados, de materiais compósitos, energia solar e o Centro de Excelência em Formação Profissional para Hidrogênio Verde, além do túnel de vento, equipamento único na América Latina.

 

Grupo pernambucano conheceu projetos e laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do CTGAS-ER

 

A diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (SENAI CTGAS-ER), Amora Vieira, ressaltou que “o ISI acelera a descarbonização industrial com ciência e tecnologia aplicadas.”

 

O Polo de Energias Renováveis do SEBRAE/RN, também instalado no HIT, apresentou iniciativas voltadas a negócios verdes e à inovação sustentável. A coordenadora Lorena Roosevelt destacou que “o Polo é uma plataforma de oportunidades para pequenos e médios empreendimentos em toda a cadeia de energia.”

 

No sábado (08), a missão foi encerrada com visita à Usina fotovoltaica piloto do ISI-ER, onde foram apresentados testes de geração solar e pesquisas de eficiência, reforçando o protagonismo regional na transição energética.

 

O presidente do Contema da FIEPE, Anísio Coelho, afirmou que a “sustentabilidade, inovação e competitividade caminham juntas, e o Nordeste está na vanguarda dessa agenda.”

 

Marcelo Rosado, presidente da Coema da FIERN, destacou que “a integração entre as federações fortalece a segurança jurídica ambiental e amplia a competitividade sustentável.”

 

Na Paraíba, a comitiva de Pernambuco visitou a fábrica da Cimento Nacional, em Pitimbu, onde foi apresentado o processo de coprocessamento de resíduos (CDR) em fornos de clínquer – exemplo de economia circular e eficiência energética.

 

Texto: Renata Moura, com informações do Conselho Temático de Meio Ambiente – CONTEMA/FIEPE.

Fotos: Divulgação 

Skip to content