ISI-ER se associa ao IBP, principal entidade representativa da indústria de óleo e gás no Brasil

2/06/2023   10h12

Rodrigo Mello, diretor do SENAI-RN e do ISI-ER: “Avaliamos esta associação como oportunidade de participar, de forma também setorial, das principais discussões que envolvem a atividade”

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), principal referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade, está, oficialmente, associado ao Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), principal representante do setor no país. 

 

A aprovação da associação foi confirmada neste mês pela entidade. O IBP é uma organização privada, sem fins lucrativos, fundada há 65 anos para promover o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás, visando uma atividade competitiva, ética e socialmente responsável. 

 

Na lista de associados a que o ISI-ER se soma, estão, hoje, aproximadamente 200 empresas, incluindo as maiores petroleiras em operação no Brasil, mais 60 associados individuais, entre profissionais e estudantes.

 

“Este é um órgão reconhecido, que lidera as discussões de estratégias para o setor de óleo e gás, que discute problemas e soluções, além dos rumos da atividade. Entre as coisas que impactam esses rumos estão a sustentabilidade, a descarbonização e a transição energética, que estão, justamente, no centro dos trabalhos que o ISI-ER desenvolve”, diz o diretor do SENAI RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello. 

 

O IBP,  observa ele, “traz os assuntos energias renováveis e transição energética muito firmemente e o ISI-ER, como centro que discute, aprofunda e contribui com estratégias nessa área, precisava estar junto a esse órgão”. 

 

Visão setorial

“Nós temos, no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, uma atuação muito sólida voltada ao desenvolvimento de projetos de PD&I e entrega de soluções para empresas também de óleo e gás. Tratamos, com muita discrição, do ponto de vista de mercado, de problemas e soluções com foco na transição energética de cada petroleira. Então, nesse contexto, avaliamos esta associação como oportunidade de participar, de forma também setorial, das principais discussões que envolvem a atividade. Não há dúvida de que temos importantes contribuições a dar e a receber”, frisou o diretor do SENAI.

 

A expectativa, de acordo com ele, é que o passo dado com a associação ao Instituto gere, entre outros desdobramentos, mais demanda para o ISI e consequentemente mais respostas para o setor de óleo gás, que não só no Brasil, mas, no mundo, lidera a área de PD&I voltada à transição energética. 

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é referência em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade | Foto: Ágil Fotografia / Alex Régis

 

O IBP atua em frentes como formulação de políticas, regulamentação e ações de fomento à competitividade da indústria, incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação para a solução de desafios tecnológicos da atividade, além de apoio a ações que contribuem com o desenvolvimento sustentável do setor.

 

A associação consolida a presença do ISI junto às principais indústrias de óleo e gás no país.

Skip to content