O cenário da moda do Rio Grande do Norte acaba de ganhar um brilho extra com a visita de uma das mentes mais criativas da moda brasileira, a estilista Isabela Capeto. No último dia 29 de setembro, o Sebrae-RN sediou um encontro poderoso que deu o pontapé inicial em uma nova fase do projeto ‘Natal Pensando Moda’, uma iniciativa que contribui para redefinir a identidade autoral potiguar. No centro das atenções, a estilista compartilhou sua visão única, que inspira as 17 marcas selecionadas pelo edital do projeto.
O ‘Natal Pensando Moda’ é mais do que um projeto; é um movimento de resgate e projeção. Sua proposta é audaciosa, fazer um mergulho na identidade cultural potiguar, incentivando designers a traduzir a riqueza simbólica do estado em peças de moda com um forte valor autoral e um posicionamento de mercado estratégico. O evento, que contou com a presença de líderes importantes, como o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e a diretora das Escolas SENAI Natal, Amora Vieira, transformou-se em um verdadeiro masterclass de criação e desenvolvimento de produtos.
O bate-papo com a estilista faz parte de um processo que envolve um ecossistema de talentos. As 17 marcas participantes, incluindo nomes de ex-alunos do SENAI-RN, que estão sendo apoiadas e mediadas por alunos e ex-alunos da instituição. Toda mentoria e criatividade une a experiência do mercado à energia da nova geração.
A empresária Diana Mora (Mora Woman) destaca a importância da troca de conhecimentos e do olhar experiente e inspirador da estilista. “Estar no Natal Pensando Moda tem sido uma experiência incrível de troca de conhecimentos e de direcionamento, com o olhar experiente e inspirador da estilista Iabella Capeto”, diz a empresária.
Para os jovens talentos, como Sarah Fernandes, ex-aluna, que acompanha a marca Mora Woman tudo faz diferença no aprendizado. “A experiência é uma oportunidade única de absorver conhecimento de uma referência nacional”, afirma.
Layssa Lima, ex-aluna que acompanha a marca Lima Limão, chamou a vivência de enriquecedora. “Vivi uma experiência incrível, pude acompanhar de perto a marca Lima Limão em uma mentoria com a Isabela Capeto. Escutar seus ensinamentos e visões, vinda de uma referência nacional, trouxe muito aprendizado e inspiração. Sem dúvidas, um momento enriquecedor e marcante para minha jornada”, destaca.
O aluno Thales Henrique, que acompanha a marca Lamour Maison, reforçou o valor da experiência. “Foi uma experiência singular, que proporcionou valiosas percepções de mercado e revelou autênticos caminhos nos processos criativos”, comenta Thales.
O resultado desse intenso trabalho de curadoria e mentoria será revelado em grande estilo. As coleções desenvolvidas pelas marcas potiguares serão apresentadas em um desfile exclusivo em março de 2026. O evento não será apenas uma celebração estética; ele terá foco em negócios, sendo direcionado a compradores, influenciadores e formadores de opinião.
O objetivo do projeto é ampliar a visibilidade das marcas, fomentar oportunidades de business e posicionar o Rio Grande do Norte como um player relevante no cenário da moda brasileira, abrindo caminho para a participação em feiras nacionais.
Jéssica Cerejeira, instrutora e consultora do SENAI Moda, resumiu o impacto imediato das mentorias. As primeiras mentorias demonstraram, na prática, a importância de unir conhecimento técnico, inovação e mercado.
“Para as marcas, foi um momento de reflexão estratégica, de revisitar produtos, repensar acabamentos e matérias-primas e, principalmente, de fortalecer suas identidades. Já para os alunos, uma oportunidade de vivência profissional que amplia competências e conecta a formação ao cenário real da moda”, acrescenta.
Essa experiência está totalmente alinhada à missão do SENAI de promover educação de qualidade e contribuir para o desenvolvimento da indústria, fortalecendo o ecossistema da moda Estado do Rio Grande do Norte. “O projeto está sendo realizado com apoio proveniente do convênio de emenda parlamentar firmado entre o SENAI e o Senador Rogério Marinho, o que torna possível impulsionar ações que semeiam transformações e abrem caminhos para um futuro ainda mais promissor para a moda potiguar”, conclui Jéssica.
Com a expertise de Capeto guiando o processo e a força do SENAI-RN e SEBRAE-RN impulsionando o talento local, o ‘Natal Pensando Moda’ promove transformações e prepara o terreno para um futuro promissor para a moda no Rio Grande do Norte.
Para acompanhar as ações do ‘Natal Pensando Moda’ siga: @senaimodarn
Texto: Jô Lopes Fotos: SENAI Moda RN
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900