Ionara Silva, de 23 anos, tem perfil no LinkedIn e espera encontrar estágio com a ajuda da rede: Ela é estudante do curso Técnico em Eletrotécnica, do SENAI e espera atuar na indústria de energia eólica
“Eu pretendo no futuro trabalhar com eólica. É o sonho da minha vida”, diz a estudante de Eletrotécnica do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI, Ionara Silva (23), ao posar para a câmera que registrou, em Natal, sua nova foto de perfil para o LinkedIn – a maior rede profissional do mundo na internet.
A imagem foi feita no estúdio do curso de Fotografia de Moda do SENAI, que integrou a programação do I Fórum de Empregabilidade do Sistema Indústria. O espaço recebeu cerca de 160 visitantes interessados, como Ionara, em reforçar a imagem profissional e atrair o olhar de recrutadores, empresas ou possíveis parceiros comerciais, por meio da plataforma.
A ação, oferecida pelo Sistema FIERN, por meio do IEL e do SENAI, terá desdobramento em agosto, com uma imersão gratuita que pretende reunir pessoas interessadas em descobrir como potencializar o uso da rede.
A “Imersão LinkedIn”, como foi chamada, será realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, na capital (Av. Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova), com um total de 100 vagas distribuídas em duas turmas, nos dias 4 e 5. A primeira será pela manhã, a partir das 10h. A segunda, por sua vez, tem início programado as 16h.
As inscrições estão abertas na plataforma Sympla (clique aqui para acessar a página do dia 4 ou aqui para se inscrever no dia 5).
A “Imersão LinkedIn” do IEL será realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, na capital (Av. Capitão Mor Gouveia, 2770, Lagoa Nova), com um total de 100 vagas distribuídas em duas turmas, nos dias 4 e 5
Estratégias
De acordo com Rebeka França, gerente executiva de Operações e Negócios do IEL, “o objetivo é capacitar os participantes para a criação e otimização de seus perfis no LinkedIn, com foco em estratégias que ampliem sua visibilidade, atratividade e conexão com oportunidades reais no mercado de trabalho”. “Em um cenário cada vez mais digital e competitivo, o LinkedIn se consolida como uma das principais plataformas de empregabilidade e networking profissional”, diz a executiva. “Ter um perfil bem estruturado, com palavras-chave, posicionamento estratégico e conteúdo relevante, pode ser decisivo para atrair recrutadores, fortalecer sua marca pessoal e acessar vagas que não estão disponíveis em canais tradicionais”, pontua.
Na definição dela, a imersão será uma oportunidade prática e direcionada para quem quer transformar o LinkedIn em um verdadeiro aliado na construção de uma carreira de sucesso. Os conteúdos na programação serão ministrados pela coordenadora de Carreiras e Educação do IEL, Marina Aragão.
Ionara Silva tem perfil na plataforma há dois anos e espera conquistar uma vaga de estágio. “O estágio faz toda a diferença na vida de qualquer estudante. Então é bom atualizar a foto, fazer postagens também”, disse ela, ao renovar a imagem do perfil durante o Fórum de Empregabilidade.
O estudante de Gestão de Recursos Humanos Daniel Aquino, 24 anos, também considera a foto publicada na rede uma “porta de entrada”. “O LinkedIn é uma plataforma que possibilita muitas conexões entre o empregador e a pessoa que está buscando um emprego. Eu acho muito oportuno então criar o nosso perfil e ter uma foto profissional para colocar, para que a empresa veja quem a gente é, consiga fazer uma análise e quem sabe surja aí uma oportunidade”, analisa, após também ser fotografado. “Eu estou procurando vaga e a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e de networking com as empresas foi um dos motivos para eu vir ao Fórum”, complementou.
O estudante de Gestão de Recursos Humanos, Daniel Aquino, foi ao Fórum de Empregabilidade em busca de novas conexões e também de uma vaga; ele foi um dos visitantes do Espaço LinkedIn do evento
Visibilidade
A diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI-RN em Natal, Amora Vieira, observa que o Espaço LinkedIn integrou o mapa das missões idealizado para o Fórum de Empregabilidade – como uma jornada orientada que convidou os participantes a se engajarem no evento e a explorarem os diversos ambientes de ensino-aprendizagem do SENAI. “Durante essa trajetória, o Espaço LinkedIn foi bastante valorizado, oferecendo aos visitantes a oportunidade de registrar fotos profissionais para atualizar sua imagem na plataforma. Além disso, o ambiente incentivou a criação de perfis nessa rede, ampliando as possibilidades de interação, visibilidade profissional e networking”, acrescenta.
O Fórum foi uma realização do Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do IEL, em parceria com o Movimento Tech (Movtech), coalizão brasileira mantida por iFood, Mercado Livre e Instituto Coca-Cola, com envolvimento de mais de 70 instituições e foco na redução de lacunas educacionais e na preparação de jovens e adultos para o futuro do trabalho.
“Eu acho que para além de uma vaga, o interessante com a experiência proporcionada pelo evento foi descobrir as capacitações que existem dentro das próprias empresas. Isso gera um interesse maior, pelo menos em mim. Entrar em uma empresa e dentro conseguir me desenvolver como profissional”, comentou Daniel Aquino.
No estúdio destinado à produção das fotos para o LinkedIn, a maioria dos visitantes tinha entre 16 e 25 anos. Recém-formado em audiovisual, Sol Britto, de 35, também participou e planeja construir a própria marca de serviços voltados às redes sociais, inicialmente para pequenos negócios. O LinkedIn, segundo ele, seria um meio de aproximação com o público que espera atingir.
“A imagem é uma porta de entrada para eu poder chegar e falar quem eu realmente sou (para esse público). Por isso espero uma foto legal”, disse ele, antes de fazer a nova foto no Espaço Linkedin. “Atualmente eu estou em um limbo de pós-formado e buscando os próximos passos. Eu quero empreender, oferecer, por exemplo, diagnósticos sobre o uso das redes para pessoas que não conseguem compreender a linguagem da internet, porque acho que a internet tem que ser democratizada”, disse.
Sol Britto, de 35 anos, quer empreender e espera ter o LinkedIn como aliado; Na imagem, ele posa para nova foto do perfil oferecida dentro da programação do Fórum de Empregabilidade
Samuel Balbino Bezerra, que atua na área de Tecnologia da Informação do SENAI e é responsável pelo LinkedIn da FAETI, a Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais da instituição, ressalta a importância da rede “em razão da projeção profissional que ela permite, das possibilidades de conexões, o chamado networking, e do fato de praticamente todas as empresas utilizarem o perfil na plataforma como critério para avaliação e uma forma de conhecer melhor os candidatos em seus processos seletivos”. “Em alguns casos chegam até a substituir o currículo”, explica.
Durante o Fórum, ele foi incumbido de disseminar informações no “Espaço LinkedIn” sobre a Imersão que o IEL vai oferecer. Com base na experiência e em outras que vivenciou no mercado, ele afirma que ainda é um desafio convencer os jovens sobre o potencial do LinkedIn. Muitos, disse ele, “estão tão focados no Instagram e antigamente Facebook, que deixam passar grandes oportunidades por simplesmente desconhecerem essa ferramenta”.
SAIBA MAIS – VAGAS
Totens do IEL espalhados pelo Fórum de Empregabilidade também possibilitaram aos participantes fazerem o cadastro inicial na instituição para receber informações sobre vagas e, ainda, visualizar, na hora, oportunidades de emprego e estágio – com QR Code para acessar mais detalhes no site e já se candidatar. “Nós tivemos 61 novos currículos/cadastros e 189 pessoas encaminhadas às vagas que estavam disponíveis no Fórum”, observa a gerente executiva de Operações e Negócios do IEL, Rebeka França.
Participantes do Fórum também puderam fazer o cadastro no IEL e visualizar vagas disponíveis
No campo dos estágios, estavam disponíveis vagas em áreas como Marketing/Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Administração, Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Edificações, distribuídas entre municípios como Natal, Mossoró, Bodó e São Gonçalo do Amarante. Já entre as vagas de emprego, as opções abrangeram desde o setor de serviços e construção civil até áreas técnicas e administrativas. Foram ofertadas vagas para ocupações como pedreiro, pintor, ceramista, operador de máquinas automáticas e estoquistas, além de oportunidades para cargos técnicos e de nível superior, como analista comercial, assessor científico, técnico em manutenção, auxiliar técnico em mecatrônica, instalador de energia solar, soldador, gerente de processos e trainee.
Texto e fotos: Renata Moura
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900