Evento no HIT discute oportunidades da eletromobilidade para o setor automotivo potiguar

5/11/2025   17h53

 

O Polo Sebrae de Energias Renováveis, em parceria com o Sebrae-RN e o SENAI-RN, realizou nesta terça-feira (4) o evento “Rota Elétrica: Oportunidades para Oficinas e Autopeças”, no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN (HIT). A iniciativa apresentou as novas perspectivas que a eletromobilidade oferece ao setor automotivo brasileiro, com foco em estratégias de inovação e capacitação para micro e pequenas empresas.

 

O encontro abordou o impacto da eletrificação veicular no país e discutiu como oficinas e empresas de autopeças podem se posicionar de forma competitiva em um mercado em plena expansão. A programação incluiu palestras, mesas-redondas e exposições, com debates sobre os desafios e as oportunidades da transição para o modelo elétrico.

 

Entre os temas em destaque, estiveram as estações de carregamento como nova frente de negócios, o crescimento da eletromobilidade e suas oportunidades, a conexão estratégica entre integradores solares e oficinas mecânicas, além de estratégias para inserção e competitividade no mercado emergente de veículos elétricos.

 

Participaram das discussões empresários dos segmentos de autopeças, carregamento veicular e concessionárias, além de representantes do CREA, Corpo de Bombeiros e Neoenergia Cosern, que abordaram os requisitos de segurança relacionados ao setor.

 

O Sebrae-RN e o SENAI-RN também contribuíram com o debate, ressaltando a importância da formação técnica e da qualificação empresarial como pilares para o aproveitamento das novas oportunidades geradas pela transição energética.

 

A diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI na capital, Amora Vieira, destacou o papel da instituição no apoio à inovação e à qualificação profissional voltada ao futuro da mobilidade. “O SENAI tem investido em conhecimento, tecnologia e infraestrutura para preparar profissionais e empresas para os novos desafios da eletromobilidade. Nosso objetivo é garantir que o Rio Grande do Norte esteja à frente nesse movimento, fortalecendo a indústria e criando oportunidades para o setor automotivo”, afirmou.

 

A gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt, comentou que com o avanço das energias renováveis, os consumidores residenciais e os pequenos negócios conseguiram acessar energia limpa e barata. “Esse movimento de democratização do acesso contribuiu para a expansão do mercado da mobilidade elétrica, gerando novos desafios para empreendedores da cadeia automotiva. No Rota Elétrica abrimos um eletrizante debate sobre regulação, oportunidades de mercado e qualificação para o crescimento sustentável de uma indústria estratégica para o nosso estado”, disse.

 

Programação

A programação do evento foi aberta com a mesa-redonda “A eletromobilidade chegou para ficar: não fique no acostamento!”, mediada por Edwin Aldrin, estatístico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1992. Com uma sólida trajetória acadêmica e profissional, Aldrin possui especializações em Análise de Sistemas Computacionais, Processamento da Informação (Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG) e Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP).

 

 

 

Em seguida, foi realizado o painel “Segurança em primeiro lugar: construindo a oficina do futuro”, conduzido por Thiago Fernandes, engenheiro de produção formado pela UFRN e fundador da New Charger, empresa voltada ao setor de eletromobilidade e especializada em soluções inovadoras para infraestrutura de recarga de veículos elétricos.

 

Encerrando a programação, a palestra “Capacitação e estratégia: a chave do sucesso!” foi ministrada por Davinson Rangel, engenheiro eletricista formado pela UFRN, especialista em Engenharia de Veículos Híbridos e Elétricos pelo SENAI-PR e com MBA em Gestão de Projetos. Rangel compartilhou sua experiência em mobilidade elétrica e destacou a importância da qualificação profissional e do planejamento estratégico para o fortalecimento do setor.

 

Também estiveram presentes Itamar Maciel Manso, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RN, presidente da Federação das Associações Comerciais do RN (FACERN) e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), e João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN.

Skip to content