Oficina “IA na prática”, ministrada pelo especialista em IA & Ciência de Dados, Álisson Oliveira, mostrou aplicações práticas da IA para o dia a dia dos/as estudantes
“Por que a Inteligência Artificial deve ser utilizada nos estudos?”, perguntou o especialista em IA & Ciência de Dados, Álisson Oliveira, a estudantes de Engenharia Mecânica da FAETI, Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN, em Natal. A provocação – seguida de explicações sobre como ferramentas on-line podem ajudar em tarefas-chave da aprendizagem, como a fixação de conteúdos, a geração de resumos automatizados e a criação de questões de revisão para provas – foi o ponto de partida para a oficina “IA na prática – organização e eficiência dos estudos”, promovida pela Faculdade, na segunda-feira (04).
“A proposta da oficina foi proporcionar uma experiência de uso da inteligência artificial como aliada nos estudos. Principalmente porque sabemos que o curso de Engenharia traz consigo uma carga técnica muito densa e desafiadora, e que nossos alunos têm um perfil muito heterogêneo – desde jovens que estão aprendendo a estruturar sua rotina de estudos até aqueles que já trabalham durante o dia e precisam otimizar ao máximo o seu tempo disponível”, explica a gerente acadêmica da FAETI, Patrícia Mello.
“Nós buscamos oferecer estratégias e ferramentas baseadas em IA que pudessem ser adaptadas à realidade de cada um. Quisemos apresentar possibilidades, para que cada estudante identifique o que melhor se encaixa em sua rotina e necessidade”, acrescenta. “Além disso, ensinar a utilizar a inteligência artificial com ética, criticidade e sabedoria, que também são competências esperadas de um bom profissional, é um desafio que toda instituição de ensino tem enfrentado”, complementa.
Suporte
A oficina foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que sedia a FAETI. Durante quase duas horas de discussão, o cientista de dados em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), mestre em Neuroengenharia e doutorando na área de Engenharia da Computação e Visão Computacional, Álisson Oliveira, mostrou aplicações práticas da IA para o dia a dia dos/as estudantes.
“A Inteligência Artificial facilita o processo de ensino-aprendizagem personalizado, visto a rapidez e a quantidade de recursos disponíveis em diferentes tipos de IAs e atividades”, observou ele, ressaltando a importância de “criação do hábito de colocar a IA, seja ela qual for, como suporte alternativo e não como fonte principal de senso crítico e responsável sobre qualquer assunto”.
“Como estudante”, disse Oliveira, “é preciso perceber que usando IA ou não, eu continuo sendo o responsável pelo meu raciocínio e pelo senso crítico de avaliação de qualquer resposta que a IA venha a gerar. Eu preciso, com meu conhecimento, validar as informações obtidas e não tomar como verdade central tudo o que for gerado a partir das IAs. Portanto, a IA não substitui o nosso intelecto, ela deve ser um potencializador de nossas habilidades. “Ela deve servir de suporte e não substitui o esforço individual de cada estudante”, enfatiza.
Estudantes de Engenharia Mecânica da FAETI participaram da ação, que buscou “oferecer estratégias e ferramentas baseadas em IA que pudessem ser adaptadas à realidade de cada um”
Ferramentas
O objetivo geral da oficina, segundo o especialista, foi mostrar diferentes tipos de ferramentas baseadas em IA para facilitar a rotina estudantil em diferentes contextos. A lista de possibilidades inclui desde a preparação da rotina de estudos, passando por revisões orientadas por IA, a geração de podcasts e de mapas mentais através de IA, até como uma boa preparação de engenharia de prompt – ou seja, como dar os comandos corretos à plataforma que está sendo utilizada – pode melhorar as respostas que a IA pode gerar.
“A intenção foi mostrar outras alternativas além das já tradicionais como ChatGPT, Gemini e etc”, disse Oliveira, elencando como prioridades, nesse sentido, as plataformas AnkiWeb, com o suporte da geração automática de flashcards por alguma ferramenta generativa, a Scispace, para buscar de maneira rápida e efetiva em formato de fichamentos artigos em bases conceituadas, além da Google LM, no que se refere à preparação de material de estudos. A partir dessa ferramenta, explicou ele, é possível gerar mapas mentais automáticos, podcasts de até 20 minutos e guia de estudos personalizado para qualquer temática que se queira estudar.
“Os estudantes podem e devem explorar outras alternativas além das classificadas como tradicionais. Existem muitas IAs focadas em propósitos específicos. Então é possível ir além do uso dos chats (ChatGPT, Claude AI e Gemini) unicamente e exclusivamente para responder perguntas”, ressaltou o especialista. “A IA, se bem utilizada, tem o poder de ser disruptiva no processo de ensino-aprendizagem tradicional”.
Álisson Oliveira ressaltou que a Inteligência Artificial “deve servir de suporte e não substitui o esforço individual de cada estudante”
José Roberto Dantas de Oliveira Júnior, estudante de 24 anos no 2º período do curso de Engenharia Mecânica, afirmou que os exemplos que viu deixaram claro que a IA foi feita também para ajudar nos estudos. “Para mim vai ser bem proveitoso. Vai me ajudar a aproveitar melhor o tempo e para que eu consiga perceber ainda mais as coisas mais importantes de cada aula”.
Jonas Figueira, de 23 anos, que está no 4º período, também aprovou a iniciativa. “A oficina ajuda a usar a IA a nosso favor, de uma forma que a gente utilize ela com sabedoria para o curso, na elaboração de projetos, nas aulas, na rotina de estudos”.
Sobre a FAETI
A FAETI é a primeira Faculdade do Brasil com foco em energias renováveis e marca a expansão das ações do SENAI-RN para o setor no país.
A instituição funciona em Natal, capital do Rio Grande do Norte, estado que lidera a geração brasileira de energia eólica e sedia os Centros de referência do SENAI para formação profissional, inovação e pesquisa aplicada voltadas à atividade (o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis – CTGAS-ER – e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis – ISI-ER).
A portaria de credenciamento da Faculdade foi publicada pelo Ministério da Educação (MEC) em agosto de 2023. Antes, avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério, destacou “o planejamento do SENAI para trabalhar com responsabilidade social e seus temas, bem como para o desenvolvimento socioeconômico” e mencionou a Faculdade como “projeto organizado para melhorar as condições de vida da população”.
Conclusões sobre a infraestrutura em que está inserida também chamam a atenção para “inúmeros recursos tecnológicos inovadores”, em menção a laboratórios disponíveis e chamados de “altamente diferenciados para aulas práticas”. No corpo docente, mestres e doutores em diversas áreas estão em campo. O ingresso da primeira turma de Engenharia Mecânica ocorreu em março de 2024.
Texto: Renata Moura
Fotos: Samuel Balbino
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