
Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, para pessoas com idades entre 16 e 18 anos
O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI-RN, foi selecionado no 2° Edital de Projetos Incentivados 2025 – Leis de Incentivo Federal, da Transportadora Associada de Gás (TAG), e vai levar capacitação profissional gratuita, em 2026, a jovens de Serra do Mel, no Rio Grande do Norte.
Por meio da iniciativa, serão oferecidos cursos de Eletricista instalador predial e Eletricista instalador industrial no município, com duração de 160 horas, cada – o equivalente a dois meses de estudos.
O projeto vai beneficiar 300 pessoas, com idades entre 16 e 18 anos. A previsão é a formação de 12 turmas, com 25 alunos cada.
De acordo com a diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Amora Vieira, “o diferencial da iniciativa é a entrega da formação localmente, com a oferta, pela primeira vez, desses cursos no município”.
O processo seletivo será iniciado em março e o começo das atividades está programado para abril. O objetivo, segundo a proposta aprovada no edital, é desenvolver competências técnicas, socioemocionais e empreendedoras nos participantes, ampliando as perspectivas de inserção futura no mercado de trabalho.
Oportunidades
“O SENAI-RN tem trabalhado para ampliar a presença em locais de interesse da indústria, nas cidades do interior. É uma estratégia importante da nossa atuação, levar o conhecimento para campo, para que as pessoas possam acessar com mais facilidade as oportunidades em qualificação profissional de qualidade”, diz Amora Vieira.
“Com essa estratégia e com a atuação da TAG investindo na formação dessas pessoas localmente e de forma gratuita para os alunos, temos uma união de esforços para transformar vidas nas cidades elegíveis para essa iniciativa”, acrescenta.
As aulas serão presenciais, com conteúdos teóricos e práticos e vão abordar desde normas técnicas, até questões relacionadas à segurança, cidadania e ética profissional.
Por meio do edital, serão destinados aproximadamente R$ 1,37 milhão como patrocínio da TAG às atividades do projeto. Os recursos são oriundos do Fundo para a Infância e Adolescência – FIA, autorizado pela Lei Federal 8.069/1990 e criado em 1991 pela Lei nº 8.242. O projeto terá duração de 18 meses.
A quantia integra os R$ 57,85 milhões previstos no edital da empresa para apoio a iniciativas em diferentes áreas, provenientes de benefícios fiscais oferecidos por leis federais de incentivo. O objetivo, de acordo com informações divulgadas pela TAG, foi selecionar projetos que contribuam para o desenvolvimento cultural, ambiental, econômico e social, com foco na democratização e descentralização do investimento, nas áreas de influência das atividades da empresa.
O projeto “Energia que Transforma”, do SENAI, foi enquadrado na Lei de Incentivo aos Direitos da Criança e do Adolescente, que contempla iniciativas que contribuam para a inclusão social de crianças e adolescentes, que promovam a garantia do direito à vida e saúde, educação, liberdade e à convivência familiar e comunitária desse público.
SAIBA MAIS – Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente
O Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente – que será fonte de recursos para o projeto Energia que Transforma – financia ações voltadas a crianças e adolescentes em todo o país. Os recursos vêm, por exemplo, de deduções do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas (ou seja, de parte do imposto de renda de pessoas físicas ou jurídicas), de verbas do orçamento da União e contribuições nacionais e internacionais.
A gestão é feita pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com cadastro junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Empresas podem destinar até 1% do Imposto de Renda devido aos Fundos da Infância e Adolescência ou ao Fundo do Idoso, em âmbito municipal, estadual ou nacional.
Fontes: Governo Federal | Conselho Federal de Contabilidade
SOBRE A TAG
A TAG detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, que atravessam quase 200 municípios de dez estados brasileiros. São cerca de 3.700 km na região costeira do Brasil – nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro –, e outros aproximados 800 km no Amazonas.
A Companhia tem como acionistas a ENGIE, com 50% de participação, importante player na transição energética global, com o propósito de acelerar a transição para uma economia neutra em carbono e que, no Brasil, é líder em energia 100% renovável, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Os demais 50% pertencem ao CDPQ, grupo de investimentos global com forte atuação no Brasil.
SOBRE O SENAI
O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria, em Mossoró); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás, além de centro de excelência para formação profissional em hidrogênio verde, em parceria com a Alemanha.
A atuação se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – principal referência do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P&D) com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade – do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG) e da FAETI (Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais).
Primeiro do Brasil a se tornar signatário do Pacto Global de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção da Organização das Nações Unidas (ONU), o SENAI do Rio Grande do Norte tem a atuação alinhada a Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que buscam, de forma geral, acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.
Em 2024, a instituição recebeu o “Selo ODS Educação”- um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos. No mesmo ano, foi homenageada pelo Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e implementado pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, pela importância dada às atividades educacionais para proteção da camada de ozônio. Em 2025, seus Centros de Educação e Tecnologias em Natal e Mossoró tiveram 14 projetos selecionados para reconhecimento com o Selo ODS Educação.
Texto: Renata Moura
Foto: Ágil Fotografia
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900