CTGAS-ER abre Jornada Pedagógica 2022 com palestra sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

19/01/2022   18h04

A palestra foi realizada para profissionais de educação do Centro pelas pesquisadoras da UFRN e fundadoras do projeto Práticas ODS, Jéssica Moura e Paula Serafini

 

“Nós precisamos assegurar uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade. Precisamos que as pessoas tenham oportunidades e isso não só no ensino básico, mas no ensino tecnológico e no ensino superior também. Precisamos desenvolver estratégias oportunas para isso”.

 

A defesa, junto com uma imagem de sala de aula na tela, foi feita nesta quarta-feira (19) pela professora de Políticas Públicas e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Jéssica Moura, na palestra “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Agenda 2030: contexto, atores e caminhos de implementação”, apresentada para equipes de gestão, coordenação e supervisão pedagógica, além de instrutores de educação profissional – como são chamados professores e professoras – do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER).

 

A palestra foi realizada por meio de videoconferência em conjunto com a pesquisadora e mestranda da universidade, Paula Serafini. Foi parte da programação de abertura da Jornada Pedagógica do Centro, uma das cinco unidades educacionais do SENAI no estado e referência do SENAI no Brasil em educação profissional para o setor de energias renováveis e a indústria do gás.

 

A Jornada Pedagógica tem como objetivo o planejamento das atividades do ano, além de discussões sobre melhorias no processo de ensino-aprendizagem e nas rotinas de trabalho.

 

“A iniciativa de promover essa palestra faz parte de um processo que temos intensificado de fortalecimento dos ODS na nossa cultura e levar o assunto à reunião de planejamento pedagógico é uma forma de dotar os profissionais da educação de argumentos vivos, para que possam usá-los com força no processo de ensino-aprendizagem e também transferi-los dentro de salas de aula e laboratórios, aos alunos”, destacou o diretor do CTGAS-ER, Rodrigo Mello.

 

OS ODS

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável fazem parte da “Agenda 2030” da Organização das Nações Unidas (ONU) e envolvem 17 objetivos, 169 metas e 231 indicadores a serem atingidos por diversos países, incluindo o Brasil, até o ano 2030. O propósito, de forma geral, é acabar com a pobreza, reduzir desigualdades, fomentar a educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.

 

“A educação de qualidade é a base para todos os outros ODS”, observou a pesquisadora Paula Serafini, detalhando em seguida à equipe outro dos Objetivos: a igualdade de gênero. “Esse ODS almeja uma sociedade em que mulheres e meninas não sejam deixadas para trás. Há um caminho grande a ser trilhado nesse sentido, as disparidades ainda são muito grandes”.

 

Nove dos 17 Objetivos que compõem a Agenda global estão diretamente ligados às atividades realizadas no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, complexo instalado em Natal que reúne o CTGAS-ER e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), principal referência do SENAI no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação em energias renováveis e sustentabilidade.

 

Fundadoras do projeto Práticas ODS, que busca compartilhar conhecimento e métodos para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em empresas, Governos e instituições de ensino, além de organizadoras de dois e-books lançados em dezembro sobre o tema, Jéssica e Paula exemplificaram as metas traçadas pela ONU e reforçaram que a participação de todos é fundamental para que os objetivos sejam alcançados.

 

As instituições de ensino, observou Paula, têm um papel transformador e por isso devem adotar medidas para implementar os ODS e para conscientizar alunos, professores e a comunidade de forma geral. “Vocês formam pessoas, seja, por exemplo, pensando inovação, seja promovendo um melhor ambiente de desenvolvimento socioeconômico”, complementou Jéssica, convocando a equipe a pensar sobre como as atividades que desenvolve estão vinculadas a esses objetivos e nos benefícios que eles são capazes de trazer à sociedade. “Como o Senai pode impactar os ODS?”, perguntaram as pesquisadoras.

 

Paula Serafini (à esquerda), Jéssica Moura e Amora Vieira, do SENAI-RN: “Expectativa é que atividades relacionadas aos ODS se perpetuem”, disse Amora

 

Amora Vieira, assessora de mercado e projetos do SENAI-RN – que, no CTGAS-ER, tem liderado ações para promover a diversidade na instituição e em cursos como o de energias renováveis – destacou a intensificação de atividades do Centro para incentivar a participação de meninas e mulheres em profissões tecnológicas. “Estivemos recentemente nos municípios de Lajes e Parelhas com esse objetivo, temos recebido demandas das empresas nesse sentido e a nossa ideia é que as ações voltadas aos ODS se perpetuem, que façam parte da nossa rotina, como um processo contínuo”.

 

SAIBA MAIS

Em parceria com a ONU, o Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN realizou em outubro de 2021 a live “Indústria, energias renováveis e os Objetivos que podem transformar o mundo”, como parte do plano de ação que está desenvolvendo para disseminar os ODS na cultura das instituições que compõem o Complexo e gerar reflexões e debate também fora dos seus muros. Clique aqui para assistir o vídeo.

 

Os ODS incluem metas que estão no centro da atuação do Hub. Nove dos 17 Objetivos estão diretamente ligados ao dia a dia do Complexo. Veja abaixo quais são:

 

  • Educação de qualidade
  • Energia limpa e acessível
  • Indústria, inovação e infraestrutura
  • Ação contra a mudança global do clima
  • Erradicação da pobreza
  • Igualdade de gênero
  • Trabalho decente e crescimento econômico
  • Redução das desigualdades
  • Consumo e produção responsáveis

 

Skip to content
Chat Online!