Concurso da 9ª Jornada Pedagógica valoriza a criatividade docente e o papel da inclusão

6/06/2025   11h53

Histórias reais de inclusão e equidade em sala de aula ganham espaço no concurso “Foi aí que eu usei a criatividade”, que terá como produto final uma história em quadrinho digital produzida por docentes da rede SENAI

 

 

Com data marcada para os dias 24 e 25 de julho, a 9ª Jornada Pedagógica Nacional de Educação Profissional e Superior traz, mais uma vez, a oportunidade de valorizar o papel dos educadores no enfrentamento dos desafios da educação inclusiva. A nova edição do concurso chega com uma proposta potente: transformar experiências reais vividas pelos docentes em narrativas visuais que expressem a aplicação prática do Plano Educacional Individualizado (PEI).

 

🎯 Tema e contexto

 

O tema escolhido para essa edição foi “O papel docente para equidade e inclusão no contexto de sala de aula: estratégias voltadas às/aos estudantes com deficiência.”

 

O SENAI, como parte de sua diretriz institucional, prioriza a educação inclusiva como eixo fundamental da Educação Profissional, promovendo equidade e respeito à diversidade. No entanto, tornar a prática docente verdadeiramente inclusiva continua sendo um desafio importante no cotidiano escolar.

 

🧩 Situação-problema e desafio

 

Docente, sua atuação é a base da educação inclusiva no SENAI. Por isso, esta edição do concurso é um convite a revisitar suas memórias pedagógicas dos anos de 2024 e 2025 e compartilhar um caso marcante que represente sua vivência com a inclusão de estudantes com deficiência.

 

Sua missão: 

 

Identificar uma situação significativa em que a inclusão de um(a) estudante com deficiência exigiu a elaboração e aplicação estratégica do Plano Educacional Individualizado (PEI). Mais do que um simples registro, essa experiência deve ser contada como uma jornada, com começo, meio e legado — tanto para o estudante quanto para você, docente.

 

🛠️ Seu plano de ação

 

Para construir sua narrativa, siga o passo a passo:

 

 

  • Recupere as evidências:

 

  • Reúna os documentos fundamentais do PEI desse(a) estudante: entrevista inicial, plano pedagógico e registros do acompanhamento das capacidades desenvolvidas.

 

  • Construa a narrativa conectando os pontos:

 

  1. Como as informações da entrevista inicial e as considerações do PEI se traduziram em ações em sala de aula?
  1. Quais estratégias e adaptações específicas do PEI foram essenciais para o desenvolvimento das capacidades do(a) estudante (com evidências)?
  1. Você utilizou alguma tecnologia para apoiar esse processo pedagógico?
  1. Qual foi o legado dessa experiência para o(a) estudante e para você?
  • O objetivo final:

 

  • Essa não é apenas uma história — é uma análise crítica e aplicada do processo de inclusão via PEI. O objetivo é inspirar colegas e fortalecer as boas práticas educacionais na rede SENAI.

Um tema que importa — e transforma

 

 

Ao propor o tema “O papel docente para equidade e inclusão no contexto de sala de aula: estratégias voltadas às/aos estudantes com deficiência”, o concurso reforça a importância de práticas pedagógicas que realmente acolhem as singularidades de cada estudante. A educação inclusiva é um dos pilares da Rede SENAI, e reconhecer essas experiências é também fortalecer o compromisso com um modelo educacional mais justo, diverso e acessível.

 

 

Além de dar visibilidade às histórias que fazem a diferença, os(as) participantes também concorrem a uma premiação — que será divulgada em breve.

 

Sua história em quadrinhos

 

 

O produto final será uma História em Quadrinhos digital. A HQ deve ser elaborada com uso de ferramentas tecnológicas.

 

 

Os participantes têm passe livre para usar as plataformas digitais disponíveis. Será disponibilizado um guia passo a passo para quem optar pelo uso do Canva, mas o uso de outras ferramentas também é bem-vindo.

 

 

Use a tecnologia a seu favor — é a criatividade que vai garantir o resultado!

 

 

O que não pode faltar na sua HQ

 

 

  • A chegada do(a) estudante com deficiência.
  • O processo de elaboração e aplicação do PEI, com base em documentos reais.
  • A forma como o PEI guiou sua prática docente e impactou o desenvolvimento do(a) estudante.

 

Lembre-se: sua HQ deve ter, no máximo, 4 páginas, e cada uma delas precisa contar, com clareza e consistência, a transformação vivida em sala de aula.

 

 Critérios de pontuação

 

Narrar pontos fundamentais da entrevista inicial que contribuíram para a compreensão das singularidades desse/a estudante, bem como para elaboração e aplicação do PEI em ações concretas em sala de aula.

 

30 pontos 
Narrar adaptações e estratégias descritas no PEI, cruciais para o desenvolvimento das capacidades do(a) aluno(a) (evidenciado no Acompanhamento). Destacar se houve o uso de alguma tecnologia assistiva para auxiliá-lo/a no trabalho pedagógico com esse/a estudante?

 

20 

pontos 

Narrar o legado dessa experiência para o(a) estudante e para você.

 

20 

pontos

Criatividade na produção da HQ.

 

30 pontos

 

 

Valor total: 100 pontos. 

 

 

🚨 Inscrições abertas!

 

 

Fique atento: o evento acontece nos dias 24 e 25 de julho, e o link para inscrição no concurso e para participação na 9ª Jornada Pedagógica já está disponível!

 

Tem uma história pra contar? Clique aqui e inscreva-se! 

 

 

Agora é com você!

 

Se você viveu uma experiência marcante com inclusão, essa é a hora de transformá-la em narrativa e inspirar colegas de todo o Brasil. Mostre como sua prática fez a diferença, e como a criatividade pode ser uma ponte para a equidade.

 

E não se esqueça: continue acompanhando o canal do Geração SESI SENAI no WhatsApp para ficar por dentro de todas as novidades sobre a programação da 9ª Jornada Pedagógica.

 

Conheça o Geração SESI SENAI!

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