Com SENAI-RN, Projeto Soldado Cidadão mira expansão e quer qualificar militares para emprego no setor de energia

28/10/2021   15h52

O Projeto Soldado Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), levou mais de 600 militares para dentro de salas de aula em cursos técnicos e de qualificação somente este ano e a perspectiva é de expansão de olho em novos setores com investimentos e vagas de emprego aquecidas, como o de energias renováveis.

 

“Esse é um mercado que está se abrindo, um mercado que é o forte do Rio Grande do Norte, e temos buscado acompanhá-lo visando a empregabilidade, ou seja, buscando caminhos para que o nosso militar, após a baixa, a saída das Forças Armadas, consiga um emprego”, destacou nesta quinta-feira (28) após reunião e visita técnica do Projeto em Natal o general de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa.

 

A programação começou terça-feira (26) com uma apresentação sobre a execução do Projeto nas instalações do 17º Grupo de Artilharia de Campanha – 17º GAC, em Santos Reis, e teve continuidade nesta quinta no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, complexo que reúne o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) – referências do SENAI no Brasil em soluções de educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade.

 

Qualificação e Emprego

O Soldado Cidadão é um projeto de abrangência nacional que tem como objetivo qualificar jovens em serviço militar obrigatório para que, ao fim desse período, estejam prontos para ingressar no mercado de trabalho. “O Projeto existe há 17 anos no Brasil e o Rio Grande do Norte é destaque no contexto nacional”, frisou o coronel Gustavo Adolfo Lourenço Gomes, que coordena nacionalmente as ações.

 

No Rio Grande do Norte, a iniciativa representa um dos maiores programas corporativos do SENAI-RN, explica o diretor regional da instituição, Emerson Batista. “São 611 alunos só este ano e 23 cursos”, detalhou ele durante apresentação à Comitiva.

 

Atualmente, são oferecidos no estado cursos técnicos e de qualificação em áreas como automação industrial, eletromecânica, refrigeração e climatização, segurança do trabalho, logística e construção civil, mas há tendência à expansão.

 

“Temos um estudo do que está surgindo no horizonte, de curto, médio e longo prazo e a gente observa uma tendência de ampliação do mercado na parte de novas energias, por exemplo, então a gente busca já realizar a contratação de cursos nessa direção”, observou o general Eickhoff.

 

Visita

Guiados pelo diretor regional do SENAI-RN, representantes do Ministério da defesa (Exército, Marinha e Força Aérea), entre eles os coordenadores locais e o nacional do Projeto, conheceram laboratórios, salas de aula e acompanharam atividades na área de instalação de sistemas fotovoltaicos, um dos cursos voltados ao setor de energia solar em que o SENAI é referência.

 

A comitiva visitou ainda parte das unidades móveis que possibilitam ao SENAI-RN levar – da capital para diversos municípios, a bordo de caminhões – estruturas e equipes para cursos de automação​, confecção, construção, elétrica​, eletroeletrônica​, informática​, instalações elétricas, mecânica​, panificação, segurança do trabalho​, soldagem​ e usinagem CNC​.

 

Projeto

O Projeto Soldado Cidadão faz parte do Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Em todo o país, desde a criação, foram atendidos mais de 255 mil jovens. Só em 2021 foram investidos cerca de R$ 3,8 milhões no Projeto, o que permitiu capacitar aproximadamente 4 mil militares nacionalmente.

 

O subchefe de Mobilização do Ministério da Defesa ressaltou o relacionamento com o Sistema S e, especialmente com o SENAI, nessa trajetória. “Ficamos muito impressionados com o nível de integração entre o SENAI e as nossas organizações militares. A gente observa que essa parceria é muito forte, sólida, e que realmente Natal se destaca no contexto nacional em termos de relacionamento”, disse.

 

Emerson Batista, diretor regional do SENAI-RN, também destacou a solidez e os rumos que a parceria poderá tomar. “É uma parceria que a cada dia tende a crescer mais, uma vez que as Forças Armadas veem no SENAI a qualidade tanto das instalações quanto dos profissionais e do serviço entregue, como retorno ao investimento que fazem no Projeto”, disse ele e foi além: “E estamos preparados para continuar formando essa mão de obra seja com os cursos dos quais os militares já participam, seja para indústrias como a de energia, que é um dos carro-chefes locais e tem oportunidades aquecidas”.

 

 

 

Skip to content