‘Classificação de Maturidade’ amplia perspectivas de financiamentos para pesquisas do ISI-ER

19/08/2021   15h19

Túnel de vento do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediado no Rio Grande do Norte e principal referência do SENAI no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica, solar e sustentabilidade, foi oficialmente classificado nesta quarta-feira (18) como instituição com grau de maturidade nível 5, um avanço de posição que abre novas perspectivas de financiamento para pesquisas que tem no gatilho, diz o diretor da Instituição, Rodrigo Mello.

 

A Classificação, inspirada no ‘Modelo Maturidade’ adotado pelo Instituto Fraunhofer, da Alemanha, é concedida pelo Departamento Nacional do SENAI como fruto de uma avaliação que realiza a cada dois anos nos Institutos de Inovação da rede nas cinco regiões do país. A análise sobre o ISI-ER levou em conta um raio-x de investimentos e atividades realizadas ao longo de 2020 e concluiu pela elevação do grau de maturidade do Instituto de M4a (nível 4 a), para M5 (nível 5), em uma escala que vai de 1 a 8 e que considera diferentes etapas cumpridas.

 

“Isso na prática, significa mais possibilidades de ampliação de projetos, de investimentos, com acesso a um maior número de fontes de recursos”, diz o diretor do ISI-ER, ressaltando que os Institutos SENAI de Inovação têm a indústria brasileira como principal cliente das pesquisas que desenvolvem, ou seja, como principal fonte de financiamentos, mas que também existem vários editais no mercado para instituições com nível de maturidade elevado e são essas portas que essa nova classificação abre. “Nós éramos M4a. E havia uma limitação de acesso por causa dessa classificação. Agora abrem-se novas portas.

 

Entre os critérios analisados pelo Departamento Nacional do SENAI que justificam o avanço do Instituto no Modelo Maturidade estão a conclusão de investimentos na infraestrutura da sede, a comprovação de sustentabilidade e faturamento mínimo anual com pesquisa, a instalação e o funcionamento de um escritório de gestão projetos de acordo com normas pré-estabelecidas, a criação e execução de um plano de ação, a instalação do Comitê Técnico Consultivo, a existência de um volume de projetos de acordo com o nível em que o Instituto se encontra, o nível de projetos de amplitude nacional contratado e o índice de satisfação dos clientes a partir dos serviços prestados.

 

Sobre o ISI-ER

O ISI-ER é a principal referência do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Brasil para pesquisa, desenvolvimento e inovação em energia eólica, solar e sustentabilidade. As soluções que oferece são voltadas aos setores público e privado, nas áreas industrial e de energia.

 

Desde 2018, quando entrou em operação, o Instituto acumula mais de R$ 20 milhões em contratos firmados para realização de serviços diversos. Entre os objetivos centrais desses trabalhos estão o aumento da eficiência e da competitividade de pequenas, médias e grandes empresas, bem como o estímulo ao avanço das energias renováveis na matriz elétrica brasileira. O Instituto faz parte do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) instalado pelo SENAI-RN em Natal e tem exemplos de trabalhos no histórico que vão desde o desenvolvimento inédito de um microreator para mitigação de gases do efeito estufa, até medições realizadas pela primeira vez no país para atestar o potencial de geração de energia eólica offshore, no mar.

Skip to content