Capacitação sobre Hidrogênio Verde no ISI-ER reúne poder público e iniciativa privada

31/01/2023   17h38

O curso “Cenários Regionais para Implantação de tecnologias relacionadas ao Hidrogênio Verde”, que acontece até a próxima sexta-feira (3), no Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) reuniu representantes do poder público e da iniciativa privada para debates a respeito deste tema. O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC), Jaime Calado, foi um dos palestrantes na manhã desta terça-feira (31) e falou dos potenciais do estado na cadeia do Hidrogênio Verde.

 

Durante a fala, Calado mostrou os projetos relevantes para a cadeia das energias renováveis identificados para o estado e aqueles a serem implantados no futuro próximo envolvendo o Hidrogênio Verde.

 

Ele parabenizou a FIERN pela iniciativa do evento. “Eventos como este é que vão levar aos técnicos e depois a população a importância dessa verdadeira revolução econômica e tecnológica que nós começamos a vivenciar aqui no estado”, disse o titular da SEDEC.

 

 

Na opinião do secretário, a Federação tem sido protagonista nesse processo através do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). “É case de sucesso internacional preparando a indústria do Rio Grande do Norte para esse novo grande momento”, afirmou.

 

A capacitação tem objetivo de formar os futuros profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do Hidrogênio Verde e faz parte do projeto H2 Brasil, fomentado pelo governo federal alemão por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com participação do Ministério de Minas e Energia, do SENAI e de outras instituições.

 

O projeto H2 Brasil tem como foco criar, no país, uma cadeia produtiva do Hidrogênio Verde, por meio da capacitação, desenvolvimento de infraestrutura e de projetos inovadores para a área. Em uma de suas ações, o H2 Brasil prevê a capacitação dos futuros profissionais brasileiros que atuarão na cadeia do Hidrogênio Verde, desde a produção de H2 até o uso final (Power-to-X) através de cursos teóricos e práticos ministrados por especialistas e professores brasileiros e estrangeiros.

 

 

A consultora especialista em hidrogênio pela Integration – GIZ, Rosana Domingues, citou que o evento também teve palestras da Neoenergia e do fundador e diretor comercial da Hytron, Daniel Lopes. Além disso, à tarde aconteceu uma visita ao laboratório de sustentabilidade com produção de combustível sintético do SENAI.

 

Para Rosana Domingues, o evento como um todo foi bastante interessante. “Foi tratado do cenário do que o estado pretende ter e onde são principais gargalos para que se possa atuar. Além disso, também se falou a respeito do porto”, concluiu.

Skip to content