Anê e o Vento: SENAI-RN e Vestas lançam HQ para inspirar meninas no setor eólico

3/11/2025   10h15

O SENAI do Rio Grande do Norte e a Vestas, empresa dinamarquesa, líder global em soluções de energia sustentável, lançaram, no Brazil Windpower, a história em quadrinhos (HQ) “Anê e o Vento”, produzida em parceria para incentivar a participação de meninas em áreas tecnológicas e no setor de energia eólica.

 

A revista, disponível para download gratuito no site da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (no endereço: fiern.org.br), conta a história de Anê, uma adolescente de 14 anos que, em meio a reflexões sobre qual profissão seguir, começa a enxergar possibilidades de qualificação e trabalho na região em que vive, voltadas ao setor eólico.

 

 

O roteiro se baseia em informações levantadas junto a fontes como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e, especialmente, estudantes do Ensino Médio do município de João Câmara, um dos principais polos de geração de energia eólica do Rio Grande do Norte — estado que se reveza com a Bahia como líder no setor onshore (em terra) do Brasil.

 

Escolas

 

“A história ‘Anê e o Vento’ tem a perspectiva de mostrar ao público jovem que formações tecnológicas e a indústria de energia eólica são possibilidades de futuro. A ideia com esse projeto é plantar sementes nas escolas, apontar caminhos para a nova geração, alicerçados na premissa de que educação de qualidade e trabalho decente sejam oportunidades para todos”, diz o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.

 

 

Ter uma menina como protagonista, segundo ele, reforça os compromissos do SENAI e da Vestas com um mercado cada vez mais igualitário e com equidade de gênero. Luciana Leite, Estrategista de Marketing, Comunicação & ESG da Vestas para a América Latina, faz coro: “Acreditamos que a transição energética só faz sentido se for também uma transformação social. É por isso que mantemos, com tanto orgulho, nossa parceria com o SENAI: para levar formação técnica de qualidade a quem mais precisa, ampliando oportunidades e fortalecendo comunidades”, observa ela. “Quando investimos na inclusão de mulheres e talentos locais, não estamos apenas formando profissionais — estamos construindo um setor mais diverso, justo e preparado para o futuro.”

 

A revista tem ideia original, coordenação e edição da jornalista e assessora de comunicação do SENAI-RN nas áreas de energia e sustentabilidade, Renata Moura. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o premiado cartunista Rodrigo Brum (roteiro, edição, cores e diagramação), com participação de Jeff Portela (capa e ilustrações) e Wanderline Freitas (ilustrações).

 

O lançamento ocorreu durante o painel “Parcerias Estratégicas como Caminho para a Formação Profissional na Indústria Eólica”, na 16ª edição do Brazil Windpower. O encontro contou com a participação de Amora Vieira, diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER); Luciana Leite, da Vestas; Aline Dias, gerente regional Norte do SENAI Bahia; Edilson Caldas, gestor nacional do SENAI Nacional; e Maycon de Souza Silva, head da Vestas Service and Construction Academy.

 

Esta é a segunda história em quadrinhos lançada pelo SENAI-RN. A primeira, “Superliga contra Nuvens de Gás”, foi recomendada em 2023 pelo Ministério da Educação e pela agência pública de cooperação alemã GIZ como parte dos materiais selecionados para auxiliar escolas de todo o Brasil a abordarem em sala de aula temas como transição energética e descarbonização — com estímulo à equidade de gênero e ao aumento da participação de meninas e mulheres no setor de energias renováveis.

 

A Superliga também pode ser baixada gratuitamente: Clique aqui para baixar a Superliga

Skip to content