
Apenas na capital potiguar, entre 500 e 600 estudantes participam, em média, por ano, de turmas de Aprendizagem Industrial no SENAI. A perspectiva para 2026 é de expansão nesse número
O SENAI-RN recebe, até a próxima segunda-feira (12), solicitações de reservas de vagas de empresas para as primeiras turmas de Jovem Aprendiz de 2026, na instituição.
Serão ofertadas duas turmas para Costureiro industrial do vestuário, duas para Operador polivalente têxtil e uma para Auxiliar de linha de produção, com 25 vagas cada e início das aulas programado para 02 de fevereiro, em Natal.
A reserva pode ser realizada por e-mail (pedagogiconatal@rn.senai.br), com a indicação do interesse e da quantidade de vagas desejada.
Apenas na capital potiguar, entre 500 e 600 estudantes participam, em média, por ano, de turmas de Aprendizagem Industrial no SENAI, em formações diversas que suprem necessidades das empresas e são oferecidas gratuitamente à população. A perspectiva para 2026 é de expansão nesse número.
O calendário previsto para reserva de vagas, matrículas e período de aulas deste ano foi apresentado originalmente em dezembro de 2025 no “Encontro de Aprendizagem Industrial – Formando agentes de transformação”, que reuniu representantes da Unidade de Educação do SENAI e de indústrias que atuam na capital e na Região Metropolitana.
De acordo com a coordenadora de Educação do SENAI em Natal, Marcela Duarte, “o cumprimento das datas garante acesso e oportunidade estratégica para as empresas contribuírem com a formação profissional de jovens e, ao mesmo tempo, fortalecerem seus quadros com talentos em desenvolvimento”.
“O Programa de Aprendizagem do SENAI oferece formação técnica e comportamental alinhada às necessidades do setor produtivo, com acompanhamento pedagógico, instrutores qualificados e apoio às empresas em todas as etapas do processo”, complementa.
Formações
Para a primeira turma de Assistente administrativo programada para 2026, as reservas das empresas podem ser realizadas até 23 de fevereiro, ou enquanto durarem as vagas disponíveis.
No caso de outras formações previstas para este semestre – Eletricista de manutenção, Assistente de gerenciamento de obras, Assistente de logística e novas turmas de costureiro, de operador polivalente, de assistente administrativo e auxiliar de linha de produção – o prazo para reservas varia e está distribuído entre os meses de março e maio.
Durante o Encontro com as empresas, o SENAI anunciou que planeja formar, em 2026, 800 jovens aprendizes para indústrias do Rio Grande do Norte e que vai ofertar, no período, novas possibilidades de qualificação alinhadas às demandas do setor.
O número corresponde a projeções de atendimento pelo Programa de Aprendizagem, regulamentado pela Lei 10.097/2000, e representa uma ampliação de 70,21% nas vagas em relação às registradas em 2025.
A previsão é que 29 turmas sejam abertas neste ano para a formação de jovens na instituição, de acordo com a necessidade das empresas. O início das aulas está programado para diferentes períodos, a partir de 2 de fevereiro.

O calendário previsto para reserva de vagas, matrículas e período de aulas deste ano foi apresentado originalmente em dezembro de 2025 no “Encontro de Aprendizagem Industrial – Formando agentes de transformação”, com indústrias que atuam na capital e na Região Metropolitana
Inclusão
A Aprendizagem Profissional é, segundo o governo federal, uma política pública de inclusão de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, e de pessoas com deficiência – sem limite de idade – no mercado de trabalho.
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego mostram, até outubro de 2025, cerca de 8,7 mil aprendizes no Rio Grande do Norte, com salário médio real de admissão de R$ 836,56.
Na distribuição por setores da economia, 17,4% estão na agropecuária, 13,2% nos serviços, 11,6% na construção civil, 7% no comércio e 2,4% na indústria.
Por lei, empresas com pelo menos sete empregados em funções que demandem formação profissional são obrigadas a contratar aprendizes, em números que variam de acordo com cotas mínimas e máximas por estabelecimento.
Os aprendizes são admitidos por meio de um regime especial de trabalho. Pelo Programa, as empresas garantem a eles formação técnico-profissional em instituições formadoras, como o SENAI, e oferecem atividades práticas no próprio ambiente de trabalho, com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas e previdenciários.
SAIBA MAIS – O Programa de Aprendizagem Industrial no SENAI
Apenas entre os anos 2024 e 2025, o SENAI-RN registrou, em Natal, cerca de 1.067 matrículas em cursos de aprendizagem, a maioria para formação de costureiros industriais do vestuário, de assistentes administrativos e de operadores polivalentes da indústria têxtil. Também foram realizadas matrículas para cursos de auxiliar de linha de produção e assistente de logística. Para 2026, já estão previstas pelo menos 800 novas vagas, distribuídas entre o primeiro e o segundo semestre do ano.
Veja, a seguir, como funciona, na prática, a relação empresas, aprendizes e SENAI:
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900