SENAI Mossoró faz campanha ‘Tigelinha Cheia’ para animais abandonados

24/11/2025   15h02

 

Em uma mobilização feita com responsabilidade social, o SENAI Mossoró encerrou na última semana o projeto ‘Tigelinha Cheia’, uma campanha de arrecadação de ração que superou todas as expectativas. Promovida pelos alunos da turma Técnico em Administração 033, com o apoio da Técnico em Administração 025, a iniciativa levantou a impressionante marca de 445 kg de ração em apenas duas semanas, destinadas a abrigos que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade na cidade.

 

Realizada entre os dias 3 e 14 de novembro de 2025, a campanha não se limitou a juntar doações; ela transformou-se em uma verdadeira aula prática de cidadania, empreendedorismo solidário e trabalho em equipe.

 

O sucesso da campanha foi impulsionado por um engenhoso sistema de ranking de arrecadação, que envolveu toda a comunidade escolar em uma competição saudável e contagiante.

 

A equipe que liderou a mobilização, dando um verdadeiro exemplo de engajamento, foi formada pelos próprios professores do SENAI Mossoró. Como premiação simbólica e criativa, eles receberam um cento de brigadeiros.

 

A guloseima foi produzida e organizada pelos alunos da turma Técnico em Administração 033, em uma atividade que serviu como prática de sala de aula sobre organização de produção e trabalho em equipe.

 

Além disso, o espírito empreendedor dos estudantes foi evidenciado na venda dos brigadeiros na escola, com o valor arrecadado sendo integralmente revertido na compra de mais ração, ampliando o impacto final da campanha.

 

A quase meia tonelada de alimentos arrecadados foi distribuída entre dois importantes pontos de apoio aos bichos da cidade: o ‘Abrigo Mossoró’ e o abrigo conhecido como ‘As Irmãs’, ambos responsáveis por acolher dezenas de cães e gatos resgatados do abandono.

 

Para a professora orientadora, Rafaela Sena, o projeto extrapolou os limites da sala de aula. “O Tigelinha Cheia nasceu do desejo de mostrar que nossos alunos também se preocupam com quem não tem voz. A campanha foi mais do que uma arrecadação, foi uma aula prática de empatia, responsabilidade social e trabalho em equipe. Cada quilo arrecadado representa cuidado, atenção e solidariedade. Ver os alunos tomando a frente e mobilizando toda a escola foi uma experiência emocionante”, afirma.

 

A aluna Larissa Hayanne, da turma Técnico em Administração 033, destacou a união entre gestão e solidariedade. “Participar do Tigelinha Cheia e ver os alunos e professores se mobilizando nessa causa foi incrível. Unimos gestão e solidariedade. Ver o resultado do projeto, quase meia tonelada de ração, e aplicar o que aprendemos em Administração para ajudar os animais foi uma experiência que me marcou muito”, diz a aluna.

 

 

Ações Alinhadas à Agenda 2030

 

O ‘Tigelinha Cheia’ demonstra como iniciativas locais podem contribuir globalmente, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com destaque para as seguites ODS’s:

 

ODS 15 – Vida Terrestre: Direcionado ao cuidado com os animais.
ODS 4 – Educação de Qualidade: Por meio da aplicação prática de competências e o desenvolvimento de valores como empatia e responsabilidade social.
ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação: Pela mobilização de toda a comunidade escolar e a parceria com os abrigos.

 

Através da Campanha, o SENAI Mossoró consolida seu papel não apenas na formação técnica, mas também na construção de cidadãos conscientes e engajados com as causas sociais e ambientais.

 

Jô Lopes - HIT SENAI RN -  Fotos SENAI Mossoró
Skip to content