COP30: Ministro da Educação recebe HQs do SENAI-RN que incentivam jovens a conhecer energias renováveis

13/11/2025   17h22

Edições impressas das revistas foram entregues ao ministro pela diretora do SENAI CTGAS-ER, Amora Vieira

 

O ministro da educação, Camilo Santana, recebeu nesta quarta-feira (12), na 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), as histórias em quadrinhos (HQs) “Anê e o vento” e “Superliga contra nuvens de gás”, desenvolvidas pelo SENAI do Rio Grande do Norte para incentivar o público jovem a conhecer mais sobre energias renováveis, emergência climática, desafios e oportunidades desse contexto. 

 

Edições impressas das revistas foram entregues ao ministro pela diretora do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI-RN, Amora Vieira. As duas publicações estão disponíveis gratuitamente para download, nos links:

 

Clique aqui para baixar a Superliga contra nuvens de gás.

 

E aqui para download de Anê e o vento.

 

“Levar o trabalho do SENAI para a COP por meio das histórias em quadrinhos é mostrar que a sustentabilidade e a inovação podem ser contadas de um jeito leve, criativo e inspirador”, destacou a diretora. “É também uma forma de mostrar ao mundo que a educação e a tecnologia andam juntas na construção de um futuro mais sustentável.”

 

A COP é o maior evento global das Nações Unidas dedicado a negociações sobre mudanças climáticas. A conferência começou oficialmente segunda-feira (10) e segue até o dia 21, em Belém (PA), reunindo chefes de Estado, cientistas, empresários/as, representantes da ONU e da sociedade civil de mais de 170 países.

 

Na quarta-feira, a diretora do CTGAS-ER participou como convidada do MEC da mesa-redonda “Protagonismo feminino na sustentabilidade: a centralidade das mulheres na transição energética justa”. 

 

Na ocasião, ela apresentou projetos desenvolvidos pelo SENAI-RN para fomentar a participação das mulheres no setor de energias renováveis e em outras atividades econômicas onde desigualdades de gênero são medidas.

 

“Difundir o trabalho do SENAI na Conferência, por meio das revistas em quadrinhos e dos projetos de educação realizados, é, segundo ela, “uma forma de aproximar o público das ações de inovação, sustentabilidade e educação tecnológica que a instituição desenvolve”. “A linguagem das HQs torna temas como transição energética e tecnologia mais acessíveis e inspiradores, especialmente para os jovens”, acrescenta.

 

Revistas

A “Superliga contra nuvens de gás”, lançada pelo SENAI-RN, foi recomendada em Cartilha nacional entre materiais de apoio para discussões sobre transição energética, descarbonização e equidade de gênero

 

Publicada originalmente em junho de 2022, a “Superliga contra nuvens de gás” transforma pesquisadores e pesquisadoras reais, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), em heróis e heroínas que se unem para enfrentar o descontrole do Dióxido de Carbono (CO2) – o mais abundante gás do efeito estufa – e as ameaças que as emissões descontroladas dele trazem ao planeta. 

 

A revista foi recomendada na cartilha digital “Energia & Equidade de Gênero”, lançada em 2023 pelo Ministério da Educação e a agência pública de cooperação alemã GIZ, como parte dos materiais selecionados para auxiliar escolas de todo o Brasil a abordarem em sala de aula temas como transição energética e descarbonização – com estímulo à equidade de gênero e ao aumento da participação de meninas e mulheres no setor de energias renováveis.

 

A história “Anê e o vento”, por sua vez, conta a história de Anê, uma adolescente de 14 anos que, em meio a reflexões sobre qual profissão seguir, começa a enxergar possibilidades de qualificação e trabalho na região em que vive, voltadas ao setor eólico. A revista foi lançada em outubro deste ano, em parceria com a Vestas – empresa dinamarquesa, líder global em soluções de energia sustentável. 

 

A história ‘Anê e o Vento’ tem a perspectiva de mostrar ao público jovem que formações tecnológicas e a indústria de energia eólica são possibilidades de futuro

 

O roteiro se baseia em informações levantadas junto a fontes como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica), o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e, especialmente, estudantes do Ensino Médio do município de João Câmara, um dos principais polos de geração de energia eólica do Rio Grande do Norte – estado que se reveza com a Bahia como líder no setor onshore (em terra) do Brasil.

 

“A história ‘Anê e o Vento’ tem a perspectiva de mostrar ao público jovem que formações tecnológicas e a indústria de energia eólica são possibilidades de futuro. A ideia com esse projeto é plantar sementes nas escolas, apontar caminhos para a nova geração, alicerçados na premissa de que educação de qualidade e trabalho decente sejam oportunidades para todos”, diz o diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello.

 

Ter uma menina como protagonista, segundo ele, reforça os compromissos do SENAI e da Vestas com um mercado cada vez mais igualitário e com equidade de gênero. Luciana Leite, Estrategista de Marketing, Comunicação & ESG da Vestas para a América Latina, faz coro: “Acreditamos que a transição energética só faz sentido se for também uma transformação social. É por isso que mantemos, com tanto orgulho, nossa parceria com o SENAI: para levar formação técnica de qualidade a quem mais precisa, ampliando oportunidades e fortalecendo comunidades”, observa ela. “Quando investimos na inclusão de mulheres e talentos locais, não estamos apenas formando profissionais – estamos construindo um setor mais diverso, justo e preparado para o futuro.”

 

As revistas têm ideia original, coordenação e edição da jornalista e assessora de comunicação do SENAI-RN nas áreas de energia e sustentabilidade, Renata Moura. Os trabalhos foram desenvolvidos em parceria com o premiado cartunista Rodrigo Brum, com participação de Jeff Portela, Wanderline Freitas e Nando Motta.

 

Educação

O encontro da diretora do CTGAS-ER com o ministro aconteceu após a abertura da programação oficial do MEC na Zona Verde da COP, espaço onde estão sendo realizadas exposições, debates, oficinas e apresentações culturais abertas ao público. 

 

Na ocasião, Santana destacou que “a questão climática não é mais uma questão do futuro, e sim do presente”. “Pensar na questão ambiental passa fundamentalmente pela questão da educação”, disse ele. “Educação é a única forma transformadora de um país, de uma nação. E quando a gente fala em educação, da relação que ela tem com a  questão ambiental, a gente fala que quer uma educação a que todos tenham acesso, que todos tenham educação de qualidade, que todos permaneçam na escola, e que nós queremos uma educação com equidade e com inclusão”, complementou.

 

Ações do MEC voltadas à sustentabilidade, à inovação e à juventude foram apresentadas no evento. Outros discursos, durante a abertura da programação, também chamaram a atenção para como efeitos das mudanças climáticas e a presença – ou ausência de alimentos – impactam a educação. 

 

“Foi citado como ter ou não alimentos na escola contribui ou inibe a presença do aluno em sala de aula. Sobre questões climáticas, foram apontados como exemplos as enchentes no Rio Grande do Sul e o Amazonas, onde crianças precisam pegar barco para ir à escola e quando há cheias não conseguem”, lembrou Amora Vieira.

 

Além de entregues ao ministro, as revistas em quadrinhos do SENAI-RN foram distribuídas no estande da Unamaz – Associação de Universidades Amazônicas – na “Zona Verde” da COP.

 

Texto: Renata Moura

Fotos: Divulgação / SENAI-RN

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