SENAI, SENAC e Marinha do Brasil realizam cerimônia de certificação para reservistas navais

23/10/2025   15h16

 

 

Em um importante marco para a capacitação profissional de jovens conscritos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e a Marinha do Brasil realizaram, na quarta-feira, (22), a Cerimônia de entrega de certificados para os alunos da Escola de Formação de Reservistas Navais (EFRN) – Projeto Soldado Cidadão. O evento ocorreu na Base Naval de Natal (BNN), com início às 13 horas.

 

 

A solenidade celebrou a conclusão dos cursos de qualificação profissional por parte dos militares da turma 2-2025, que participaram dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Logística e Auxiliar de Garçom. As qualificações são fruto de uma parceria estratégica voltada para o desenvolvimento profissional dos reservistas.

 

 

O SENAI-RN foi responsável pela formação de duas turmas, totalizando 105 alunos: 53 no curso de Assistente Administrativo, e 52 no curso de Assistente de Logística. O SENAI-RN e o SENAC-RN foram as instituições responsáveis por oferecer os cursos, sistemas consolidados como grandes complexos de educação profissional da América Latina.

 

 

A importância da iniciativa foi destacada pela coordenadora de educação do SENAI-RN, Marcela Valeska, em seu discurso. “Hoje é o dia de celebrar tanto para o SENAI, quanto para a Marinha e o SENAC. Quando vemos todas essas pessoas aqui formadas, a gente pensa na transformação que a educação traz. A educação só ela que transforma. E pelo SENAI, hoje estão mais de cem pessoas aqui neste auditório com uma formação profissional adequada, alinhada às inovações e às tecnologias que a indústria precisa”, afirmou.

 

 

Marcela Valeska acrescentou que o momento transcende a simples comemoração. “Hoje não é só um dia da gente celebrar, mas também de refletir. De lembrar do processo que vocês, alunos, participaram, passaram para chegar até aqui. Tiveram desafios, alguns tiveram dificuldades, mas tiveram algo que é importante que fizeram vocês chegarem até aqui. Tiveram perseverança e acreditaram no propósito”, disse.

 

 

A coordenadora ainda ressaltou o empenho das instrutoras. “Eu só tenho a agradecer às instrutoras que passaram por essa formação de 160 horas cada uma. Não trouxeram só conhecimento para vocês, trouxeram também vivência e um olhar para a divisão de mercado, de indústria. Então, todos foram contribuintes para essa tarde de hoje. Vocês encerram o ciclo com o SENAI, mas é só o primeiro passo, tem muito mais oportunidades que vocês podem galgar na educação profissional”, completou.

 

 

O Comandante da Base Naval de Natal (BNN) e Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Barbosa Souza, discursou aos presentes, enfatizando o papel das instituições parceiras. “São eles que ministram esses cursos profissionais antes que permitirão aos senhores novas oportunidades no futuro, seja tanto aqui na Marinha ou no mercado lá fora, principalmente. Apesar da conclusão efetiva dessa etapa ocorrer somente com o juramento da bandeira, que será feito na cerimônia, no próximo dia 13 de novembro, o presente evento marca o ensinamento da fase acadêmica do nosso processo de formação. Durante esse período, os senhores participaram de diversas atividades e cursos de profissionalidade, cujo objetivo é o desenvolvimento de novas capacidades. E competências que serão de grande importância tanto no âmbito do mundo civil, quanto no âmbito do mundo militar”, declarou.

 

 

O comandante ressaltou ainda, que a educação profissional permite devolver para a sociedade cidadãos muito melhores, mais capacitados. Ele finalizou a fala projetando o futuro dos formandos.

“Depois do nosso juramento da bandeira, os senhores serão distribuídos pelas novas organizações militares e nessa etapa terão a oportunidade de deixar de ser tratados como turma e começar a mostrar o seu desempenho individual. E nessa etapa vocês poderão mostrar o seu trabalho, a dedicação, o que cada um aprendeu nesse período que passaram aqui. Isso vai permitir que aqueles que assim desejarem, consigam permanecer nas fileiras militares. E para os que puderem, e que optarem por novos desafios fora da Marinha, que estejam melhor capacitados para enfrentar o mercado de trabalho lá fora. Seja como for, e qual o caminho que cada um escolher, e decidir seguir, eu tenho certeza que a vida dos senhores no futuro será repleta e colada de sucesso”, enfatizou.

 

 

A Base Naval de Natal fez questão de agradecer a dedicação das instrutoras Larissa Alves, docente do curso de Assistente Administrativo; e Débora Lima, docente do curso de Assistente Logística do SENAI-RN, além dos instrutores do SENAC do curso de Auxiliar de Garçom.

 

 

 

O projeto Soldado Cidadão, com parceria entre o Ministério da Defesa e o SENAI, visa a qualificação profissional de jovens militares, incluindo os da Marinha, para facilitar sua reinserção no mercado de trabalho civil. Os militares recebem capacitação em diversas áreas, como construção civil, gastronomia, mecânica e eletricidade, com cursos que lhes proporcionam novas oportunidades e habilidades.

 

 

Diversas autoridades da Marinha participaram do evento, incluindo o Comandante da Base Naval de Natal (BNN) e Capitão de Mar e Guerra, Leonardo Barbosa Souza; o Capitão-corveta (CC) Daniel Albuquerque da Nóbrega; Capitão-tenente (AA) Vagner Francisco de Faria; Sub-Oficial Magno Themontier de Oliveira; Sub-Oficial Willams da Silva Santos; 2°Sargento Jean de Souza Mencarelli; 2°Sargento Felipe Souza de Oliveira; 2°Sargento Francisco Cleyton Araújo Chaves; e o 3°Sargento Luis Claudio Passos dos Santos.

 

 

Pelo SENAI-RN, estiveram presentes a coordenadora Marcela Valeska e as instrutoras Larissa Paulino e Deborah de Lima B Diniz. A responsável pelas turmas no SENAI-RN foi a supervisora pedagógica, Geiza Revorêdo.

 

Texto e fotos: Jô Lopes – HIT SENAI RN

Skip to content