Valor Econômico aborda planta-piloto offshore e FAETI, do SENAI-RN, em especial sobre energia e tecnologia

1/10/2025   10h43

Jornal destaca que, em junho, o SENAI-RN obteve a primeira licença prévia do país para um projeto de energia eólica offshore; imagem mostra ilustração da planta-piloto | Imagem: Divulgação ISI-ER

 

A primeira planta-piloto de eólica offshore do Brasil, projetada pelo SENAI-RN para estudos e o desenvolvimento de tecnologias com foco na geração de energia com turbinas instaladas no mar, e a criação da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais da instituição – foram citadas no caderno especial “Energia & Tecnologia”, do jornal Valor Econômico, publicado nesta terça-feira (30). 

 

Acesse o conteúdo no site do jornal: https://valor.globo.com/publicacoes/especiais/energia-tecnologia/.

 

Na reportagem “Eólica offshore tem potencial para alterar a matriz brasileira”, o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, analisa que o Brasil tem melhores condições do que muitas partes do mundo de alavancar a fonte e que a produção offshore prevista poderá abastecer ramos intensivos em consumo de energia, assim como ingressar na pauta de exportação. 

 

O jornal destaca que, em junho, o SENAI-RN obteve a primeira licença prévia do país para um projeto de energia eólica offshore. (Clique aqui para saber mais sobre o projeto, conduzido por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)).

 

Já na reportagem “Procura por profissionais gera novos cursos em energia”, o diretor fala sobre a atuação da FAETI, observando que profissionais de Engenharia Mecânica são chaves nas diversas etapas de desenvolvimento e operação de um parque eólico.

 

Estudantes de Engenharia Mecânica da FAETI: Reportagem do Valor ressalta que instituições de ensino, a exemplo da Faculdade do SENAI, estão lançando ou reformulando cursos para atender à demanda por profissionais para o setor de energias renováveis | Foto: Divulgação FAETI

A reportagem ressalta que instituições de ensino, a exemplo da Faculdade do SENAI, estão lançando ou reformulando cursos para atender à demanda por profissionais para o setor de energias renováveis. 

 

O Valor informa, ainda, que a FAETI foi inaugurada no ano passado, com ênfase em Engenharia Mecânica, e que passa por avaliação do Ministério da Educação (MEC) para começar a oferecer, também, graduação em Engenharia Elétrica. (Clique aqui para saber mais sobre a Faculdade e aqui para ver detalhes da primeira especialização do Brasil em energia eólica offshore, com inscrições abertas na instituição).

 

Texto: Renata Moura

Skip to content