SENAI, Leroy Merlin e TCL selecionam mulheres para ser instaladoras de refrigeração e climatização

29/09/2025   14h13

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), em parceria com a Leroy Merlin e a TCL Refrigeração e Climatização, está conduzindo parte importante do projeto “Elas Constroem o Futuro”, uma iniciativa piloto da instituição e empresas inédita no Brasil, com o objetivo de inserir mulheres em um mercado tradicionalmente masculino, o da Refrigeração e Climatização. Nesta quinta-feira (25), foi realizada a seleção das alunas que fizeram o curso pelo SENAI para que possam se tornar prestadoras de serviço da Leroy Merlin.

 

A gerente de serviços do Núcleo Nordeste da Leroy Merlin, Natália Valle, considera importante ter mulheres como instaladoras. “Muito importante que a gente quebre alguns paradigmas de que a área da Construção civil e Refrigeração é apenas para homens e para termos em nossa rede de profissionais cadastrados mulheres que vão prestar serviços na casa de outras mulheres, que se sentem mais confortáveis em recebê-las”, destaca.

 

Luciana Mateus, gerente da rede de prestadores e qualidade da Leroy Merlin, reforça que a iniciativa é inédita. “A gente presta serviço aos clientes da Leroy Merlin e hoje a gente está fazendo um processo de triagem de um curso que é a estreia desse curso aqui no Senai de mulheres que vão instalar ar-condicionado. A gente quer uma rede de mulheres instaladoras.”

 

O instrutor de Refrigeração e Climatização, Daniel Lima, do SENAI-RN, detalhou a dinâmica da seleção. Segundo ele, a expectativa é alta, tanto da parte das candidatas quanto da organização. O projeto visa empoderar as mulheres para que possam “construir o futuro que elas querem, sem interferência de ninguém”.

 

O curso oferecido é o de Mecânico em Sistemas de Climatização, com carga horária de 160 horas, devidamente registrado no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). É um curso de qualificação técnica que levará as participantes do zero a conhecerem todos os sistemas de refrigeração e climatização do Brasil, garantindo uma profissão para o mercado de trabalho.

 

“Nesta fase final de seleção, o SENAI recebeu candidatas para preencher as 40 vagas disponíveis, sendo 20 para o turno da manhã e 20 para o turno da tarde. Pela manhã, 11 candidatas compareceram, e o período da tarde receberia mais 29. No total, o projeto contabilizou mais de 60 inscrições (cerca de 30 pela manhã e quase 40 pela tarde), um número significativo para esta primeira edição”, explicou Daniel.

 

O instrutor enfatizou o desejo de acolher o máximo de mulheres possível, pois a parceria tem o objetivo sincero de mudar a vida dessas participantes, transformando a comunidade.

 

Embora o foco inicial seja a refrigeração, o instrutor Daniel revelou que há planos para o futuro: este é apenas o primeiro curso piloto. Em breve, sob a liderança do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e da diretora das Escolas SENAI Natal, Amora Vieira; a iniciativa deve se expandir, oferecendo também outros cursos voltados para a área da construção civil. A parceria entre Senai, Leroy Merlin e TCL demonstra um forte compromisso com a diversidade e a inclusão no mercado de trabalho, reafirmando que “o lugar de mulher é onde ela quiser, não tem limite”, completa Daniel.

 

O Projeto “Elas Constroem o Futuro”
O SENAI-RN e a Leroy Merlin Natal firmaram uma parceria para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos voltados para mulheres nas áreas de refrigeração e construção civil. O projeto “Elas Constroem o Futuro” busca ampliar a participação feminina em setores que demandam, cada vez mais, mão de obra qualificada. O lançamento oficial ocorreu na loja da Leroy Merlin em Natal, localizada na avenida Maria Lacerda Montenegro, em Nova Parnamirim, Parnamirim/RN.

 

Para saber mais sobre cursos e serviços do SENAI-RN siga @senairn
Siga também: @leroymerlinnatal e @tclbrasiloficial

 

Texto: Jô Lopes
Fotos: SENAI-RN
Skip to content